terça-feira, maio 31, 2011

Livros: Back to the Wild - O retorno de Alexander Supertramp

Back to the Wild, o novo livro sobre Chris MacCandless.
Fonte: http://www.backtothewildbook.org/

Alexander Supertramp era o alter ego de Christopher Johnson McCandless.

Quem leu a história original "Death of An Innocent" publicada por Jon Krakauer em 1993 na Outside Magazine, leu o seu livro Na Natureza Selvagem (Into de Wild) ou, mais recentemente, assistiu ao filme de mesmo nome de Sean Penn, provavelmente vai se interessar em saber que os pais de Chris McCandless decidiram publicar um livro e um DVD com farto material inédito sobre a saga de seu filho.

Ambos os títulos vão se chamar "Back to the Wild" e trarão fotografias e partes originais do diário de McCandless. Já há inclusive um site oficial na internet, o Back to the Wild.

Último autorretrato de Chris MacCandless
no ônibus 142. Fonte: Wikipedia
Desde a primeira divulgação desta história na mídia a epopéia de Chris MacCandless foi conhecida por milhões de pessoas e o famoso ônibus Fairbanks 142, local do seu falecimento por inanição nos confins do Alaska, tornou-se uma meca de peregrinação de fãs do mundo inteiro.

A mítica que se formou em torno desta história não tem limites. Inclusive, em agosto de 2010 uma jovem suíça morreu afogada tentando cruzar um dos rios da trilha que leva ao velho ônibus.

Para marcar o lançamento do livro os pais de MacCandless viajaram até o ônibus 142 com algumas das pessoas que auxiliaram seu filho depois que ele, abandonando a própria identidade e cortando todas as relações com a família e amigos, lançou-se em uma jornada sem volta por locais selvagens dos Estados Unidos.

Quase 20 anos depois os pais de MacCandless, duramente criticados no relato de Jon Krakauer, encabeçam este projeto, salientando que todos os que nele colaboraram o fizeram de forma voluntária e que os resultados das vendas serão destinados à Christopher Johnson McCandless Foundation, que auxilia crianças ao redor do mundo.

Quando o corpo do jovem de 24 anos foi resgatado no final da Stampede Trail em 1992 com ele foram encontrados 5 rolos de negativos expostos e 113 anotações em um diário. Foi este o material original utilizado por Krakauer para escrever seus premiados relatos e que agora será entregue diretamente ao público.

Li Into the Wild ainda bem antes de ser lançado no Brasil. Me impressionei com a narrativa e gostei bastante da versão para o cinema de Sean Penn, ainda mais com a maravilhosa trilha sonora de Eddie Vedder.

Até acredito que Back to the Wild seja uma forma de exorcisar antigos remorsos familiares mas, de qualquer jeito, não deixa de ser uma maneira de requentar a história e espremer dela mais alguns muitos tostões.

O material deve ser lançado em breve nos EUA e ainda não há qualquer previsão para publicação no Brasil.

Veja AQUI o post que escrevi sobre Na Natureza Selvagem e confira abaixo o vídeo da visita de Billie and Walt McCandless ao ônibus 142 (logo após uma curta propaganda inicial).

quinta-feira, maio 26, 2011

Aparados da Serra: Associação Cânions da Serra Geral participa das gravações de Extremos

Neyton Reis (de amarelo) e Tatiana Bressel (capacete amarelo), representaram a Associação Cânions da Serra Geral - ACASERGE em mais uma produção de televisão no Cânion Malacara- Parque Nacional da Serra Geral - RS/SC.
Foto: Magoo
Tudo transcorreu em segurança e conforme combinado, com franca integração entre a equipe de produção do Programa Extremos (Multishow) e os canionistas Neyton Reis e Tatiana Bressel, da Associação Cânions da Serra Geral - ACASERGE.

Apesar do frio durante a madrugada, com uma autorização especial da direção do Parque Nacional da Serra Geral a equipe do Extremos gravou a via de canionismo chamada de "Malacara Superior", ingressando no cânion por volta das 6h00 do domingo e retornando ao acampamento  em torno de 14h00.

Os canionistas da ACASERGE, a primeira associação do gênero no Brasil e já com muita quilometragem no apoio a produções de televisão dentro da área do parque nacional, registraram com satisfação o atendimento a todas as regras de segurança, horários e procedimentos recomendados durante a atividade, qualificando como muito fortes e bem preparados os integrantes da nova temporada do Extremos: Karina Oliani, Julia Ericson e o produtor Magoo.

Vista geral do Cânion Malacara. Parque Nacional da Serra Geral - RS/SC
Foto: João Paulo Lucena
Curtam aí mais algumas imagens disponibilizadas pela canionista da ACASERGE, Tatiana Bressel.

Interior do Cânion Malacara, Trilha Superior. Parque Nacional da Serra Geral.
Foto: Tatiana Bressel
Equipamento de produção destinado ao porteio por cavalos entre a Fazenda Malacara e o vértice do Cânion Malacara, no Parque Nacional da Serra Geral. Foto: Tatiana Bressel


quinta-feira, maio 19, 2011

Aparados da Serra: Programa Extremos grava nos cânions da Serra Geral

Cânion Fortaleza, Parque Nacional da Serra Geral/RS e SC
Nas minhas tantas andanças pelos cânions dos Aparados da Serra, na divisa do RS com SC, já tive algumas oportunidade de acompanhar equipes de televisão que de tempos em tempos buscam aquela incrível paisagem para gravar programas de aventura.

Nicolas Hulot, apresentador do
Programa Ushuaïa Nature
O primeiro deles foi o programa Ushuaïa Nature, do canal francês TF1, apresentado por Nicolas Hulot. Na ocasião uma equipe precursora veio ao Rio Grande do Sul pesquisar sobre os resquícios da Mata Atlântica, tema principal do documentário.

A produção solicitou o apoio da Associação Cânions da Serra Geral- ACASERGE por indicação da Federação Francesa de Espelelogia com a qual mantínhamos intercâmbio técnico na época.

Os franceses limitaram-se a algumas pesquisas de campo e um sobrevôo em helicóptero sobre os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral e, na sequência, Nicolas Hulot não veio ao sul do Brasil para as gravações. Se recordo bem parece que a preferência ficou para o Parque Nacional de Foz do Iguaçú em função da maior extensão de mata atlântica lá existente.

Sorte do meu velho parceiro Neytão "Montanha" Reis que foi o sorteado para guiar os franceses no vôo de helicóptero...

A curiosidade sobre Nicolas Hulot, aventureiro e ambientalista, é que hoje é o único pré-candidato declarado para as eleições precidenciais da França em 2012...

Ana Karina Belegantt e Leo Sassen, apresentadores do
Programa Adrenalina
Sem dúvida o programa mais importante a documentar os cânions sulbrasileiros tem sido o Adrenalina, apresentado por Ana Karina Belegantt e Léo Sassen e produzido pela Clip, de Porto Alegre, em parceria com a Universidade do Rio dos Sinos - Unisinos e veiculado pelo Canal Futura e Globo Internacional.

Ana Karina Belegantt - Program Adrenalina - Canal Futura/Globo Internacional
Foto: João Paulo Lucena
Digo que tem sido pois o Adrenalina já dedicou pelo menos 4 programas para os Aparados da Serra, documentando o III Encontro Brasileiro de Canionismo (2003), sobrevoando os cânions em paramotor (2007), realizando a travessia técnica do Cânion Malacara (2009) e o trekking do Cânion Fortaleza ao Malacara (2010).  

Karina Oliani, a nova apresentadora do
Programa Extremos - Canal Multishow
Agora chegou a vez do Programa Extremos, apresentado por Karina Oliani e que nesta semana está na serra gaúcha para registrar alguns aspectos da espetacular paisagem da Serra Geral.

Karina Oliani substitui Dani Monteiro na apresentação do programa. Sendo atleta apoiada pela North Face e com um respeitável currículo outdoor, espera-se que com um selo deste calibre a 3ª temporada do Extremos deixe de lado as intermináveis reclamações e lamentos e passe de vez a mostrar com alto astral os verdadeiros prazeres da aventura e das atividades praticadas junto à natureza.

É aguardar para ver!


POSTAGENS RELACIONADAS AQUI NO TERRA AUSTRALIS:

terça-feira, maio 10, 2011

Fotografia: Você sabe o que é um video time-lapse?

Do meu amigo e fotógrafo de natureza Renato "Bem-Te-Vi" Grimm recebi esta boa dica de um vídeo elaborado a partir de fotografias utilizando a técnica de time-lapse.

O time-lapse nada mais é do que uma sequência de fotografias tiradas com intervalos de tempo pré-definidos pelo fotógrafos e que depois serão visualisadas em uma rápida frequencia exatamente como se fosse um filme.

Durante a tomada das imagens o fotógrafo pode ou não ir alterando o ângulo da câmera, o que geralmente é feito com gruas, trilhos e engenhosos acessórios mecânicos.

Alguns fotógrafos tem se especializado neste tipo de técnica com resultados maravilhosos como este conseguido pelo norueguês Terje Sørgjerd, que dedicou uma semana inteira para captar sequências da montanha mais alta da Espanha, El Teide, um dos melhores locais do mundo para observação da abóboda celeste.

Da sequência de imagens captada ao longo de 170 horas foi preparado o vídeo A Montanha (The Mountain), que mostra a evolução da paisagem local a uma altitude de 3.718 metros. Terje contou que esta foi uma das atividades mais estafantes da sua vida em função do grande número de caminhadas em grande altitude, quando não teve mais do que 10 horas de bom sono em uma semana inteira de fotografias.

Confira então o belíssimo trabalho de Terje Sørgjerd e saiba como é um vídeo elaborado a partir da técnica de time-lapse.


The Mountain from TSO Photography on Vimeo.

Outro video feito com a técnica time-lapse é A Capela (The Chapel), de Patryk Kizny, fotografado nas ruínas do templo protestante de Zeliszów, Polônia, de 1797. Confira, inclusive com direito ao interessantíssimo making-off.

TheChapel. A short film. (HDR timelapse) from Patryk Kizny on Vimeo.

Making Of The Chapel from Patryk Kizny on Vimeo.