terça-feira, junho 19, 2012

Fotografia: Os vencedores da Outdoor Photographer 2012

Brad Goldpaint - Vencedor do Grande Prêmio

A fotografia noturna de uma chuva de meteoros, a Via Lactea e uma cascata em primeiro plano foi a imagem vencedora do prêmio máximo do 3º Annual Great Outdoors Photo Contest, promovido pela célebre revista Outdoor Photographer e com apoio da Tamrom.

Brad Goldpaint, foi o autor da imagem cuja captura exige não somente sensibilidade, mas também muito conhecimento técnico e equipamentos apropriados.

O desafio de Brad, além das dificuldades normais da fotografia noturna, foi ajustar o tempo exato de exposição a fim de obter luz suficiente para capturar a imagem e não borrar as estrelas. Isto normalmente ocorre com fotografias noturnas que exigem maior tempo exposição, em função do movimento da abóboda celeste decorrente da rotação da Terra.

O movimento do céu combinado com o maior tempo de abertura do diafragma da câmera causa o efeito de riscos no céu feitos pelas estrelas, assim como os cometas que desenharam a imagem de Brad Goldpaint.

O próprio autor comenta a sua fotografia:
 "As an avid landscape astrophotographer, I wanted to find a perfect location for the annual Orionids meteor shower, peaking on October 21, 2011. I remembered a place called Middle Falls, located just outside McCloud near my home in Mount Shasta, Calif. This location had an open view just above the falls and faced directly east where the majority of the meteors would be coming from. 'Nighted Vail' is a composite consisting of every meteor captured during the night and includes the Milky Way crashing into the illuminated falls. www.goldpaintphotography.com".
Confira abaixo as demais imagens vencedoras dentre as 9.600 inscritas no concurso e clique AQUI se você quiser algumas dicas para fotograar o céu noturno.


San Swartz - Vencedor do 1º Prêmio

Paul James - Vencedor do Prêmio do Júri Popular

Jim Shoemaker - Menção Honrosa

Larry Takemoto - Menção Honrosa

James H. Egbert - Menção Honrosa

sábado, junho 16, 2012

Cinema/Montanhismo: Eliseu Frechou libera Dias de Tempestade na internet



Eliseu Frechou, um dos grandes espoentes da escalada brasileira acaba de liberar na internet o seu curta-metragem Dias de Tempestade, vencedor de três prêmios no tradicional Festival de Filmes de Montanha na sua edição de 2010.

O documentário dirigido pelo próprio escalador narra a escalada ao Monte Roraima recebeu os prêmios de melhor filme escolhido pelo juri oficial, melhor filme escolhido pelo juri popular e melhor fotografia.


“Receber o prêmio pelo júri oficial é uma honra, pois além de conquistar o publico com a emoção, conquistamos a parte técnica. Subimos com três câmeras de alta definição, sofremos cinco dias sem parar de tempestade. Foi um filme que surgiu aos poucos, sem roteiro”, registrou Eliseu à época do Festival.

A decisão de liberar o filme para livre acesso pelo público na internet é generosa, diferencia o seu autor da grande massa, democratiza o acesso à informação e potencializa ao infinito o marketing positivo da obra, ganhando a escalada brasileira e, principalmente, o público interessado.

Quer curtir Dias de Tempestade? Agradeça ao Eliseu e acesse abaixo!