domingo, setembro 01, 2013

Fotografia: Alfonso Abrahan e a época de ouro dos trem no sul do Brasil


Meu amigo Alfonso Abrahm Lhereux, fotógrafo da cepa, inagurará no próximo dia 16 de setembro, às 16h00, no Museu do Trem, Rio de Janeiro/RJ, a exposição ‘O Rio Grande Na Era do trem’, com trabalhos produzidos por ele próprio e por seu pai José Abraham, o "Espanhol", já falecido, que fotografou a fabricação de peças e carros em oficinas de Santa Maria e a chegada das primeiras máquinas G.E, no porto da Capital gaúcha.
Nesta inusitada mostra entre parceria pai e filho, serão enfocados os últimos anos de funcionamento dos trens no Rio Grande do Sul, pela RFFRS, e a desativação das locomotivas movidas a carvão. 
Uma das imagens que compõe a mostra. Crédito: Alfonso e José Abraham
Imagens das chamadas Maria Fumaça, em suas últimas viagens, foram registradas por Alfonso, compondo a exposição 40 fotos em tamanho 30cm x 45cm, em preto e branco. 
Para Alfonso, a mostra constitui uma viagem no tempo, que remete a uma época em que o trem era o principal meio de transporte tanto de cargas como de passageiros. 
Após a capital carioca a exposição irá para a cidade de Santa Maria/RS, em benefício das vítimas do incêndio da Boate Kiss havido no primeiro semestre deste ano.
Vamos torcer para que a exposição rode também por outras cidades, incluindo Porto Alegre!