sexta-feira, novembro 07, 2008

Livros/Escalada: A Bíblia do Montanhismo (e do Trekking)

Tendo colaborado para vários meios de informação com artigos sombre atividades junto à natureza, volta e meia recebo algum pedido de indicação de um bom manual sobre caminhadas, camping e montanhismo. Carentes que são os brasileiros de qualificada literatura técnica no ramo das atividades ligadas à natureza - e até que os editores nacionais despertem para este ávido segmento do mercado -, é necessário recorrer às obras estrangeiras considerando o histórico desenvolvimento destas atividades nos Estados Unidos e Europa.

Assim, se tivesse que escolher um livro de cabeceira para atividades na montanha, este seria aquele que é considerado "o manual dos manuais" ou a "Bíblia da Montanha": "Mountaineering, The Freedom of the Hills" (Montanhismo. A Liberdade dos Cumes), de Don Graydon e Kurt Hanson.

Publicado pela primeira vez há em 1960 e já na sua sétima edição americana atualizada, com mais de 500.000 exemplares vendidos, este manual é referência essencial para iniciantes e veteranos e o livro-texto obrigatório nos melhores cursos estrangeiros não só para escalada mas também para atividades de trekking e outras praticadas junto à natureza. Para os brasileiros que se aventuram pelas regiões andinas, os trechos do texto que tratam sobre o clima em montanha são especialmente instrutivos para nós que estamos habituados aos ambientes tropicais, seja o objetivo uma escalada em alta montanha ou uma simples travessia e motocicleta da Cordilheira dos Andes onde uma repetina mudança de clima pode por fim àquela viagem dos sonhos por anos acalentada.

O manual divide-se em seis grandes capítulos, abrangendo com profundidade e mais de 480 ilustrações os seguintes temas: Fundamentos das Atividades Outdoor; Fundamentos da Escalada; Escalada em Rocha, Neve, Gelo e Escalada Alpina; Prevenção e Procedimentos de Emergência; O Ambiente da Montanha.

Em linguagem acessível e didática, são abordados inúmeros assuntos, dentre eles a geologia e o clima em montanha, o uso detalhado de equipamentos desde as vestimentas até as mais sofisticadas ferramentas de alta montanha, navegação e cartografia, nós, deslocamento sobre neve, gelo e glaciares, técnicas de mínimo impacto do homem na natureza, além de apêndices com indicação de extensa bibliografia complementar.Para quem se sente mais confortável com o espanhol do que com o inglês, a obra pode ser encontrada em versão castelhana pelas Ediciones Desnivel de Madrid, especializada em montanhismo.

Mountaineering, The Freedom of the Hills. COX, Steven M. e FULSAAS, Kris. The Mountaneers Books, 2003, 575 p. ISBN 978089886827
Montañismo, La Liberdad de las Cimas. GRAYDON, Don Graydon e HANSON, Kart. Madrid: Ed. Desnivel, 2004, 656 p. ISBN: 9788496192553

Nenhum comentário:

Postar um comentário