sábado, janeiro 03, 2009

Rally/4x4: Dakar no Cone Sul - A África é Aqui!

Quem diria que as ameaças terroristas e a insegurança política reinantes na África e Oriente Médio acabariam trazendo para o Cone Sul aquela que é considerada a maior prova de resistência de automobilismo no mundo: O Rali Dakar, agora em sua 30ª edição e a primeira na América do Sul.

Na manhã de hoje a habitual tranquilidade do Parque Palermo, tradicional reduto de lazer popular em Buenos Aires, foi completamente rompida pelo troar surdo e o cheiro de escapamento de centenas de veículos representando o estado-da-arte tecnologia fora-de-estrada.

O antigo "Paris-Dakar", que em função dos conflitos bélicos na África transformou-se em "Lisboa-Dakar", migrou em 2009 para um percurso circular entre a Argentina e o Chile e assim interpôs um oceano inteiro entre a histórica competição e as constantes ameaças terroristas que vinha sofrendo nos últimos anos. Estas mesmas ameaças causaram o cancelamento da edição do 30º aniversário do rali que seria em 2008 e que agora se realiza no Cone Sul.

Buenos Aires será o ponto de partida e de chegada da prova, que terá a participação de 188 veículos entre motos, quadriciclos, carros e caminhões, durará 15 dias e percorrerá 9.574 quilômetros de pampa, desertos, dunas e montanhas.

Além de atrair os olhos do mundo durante duas semanas para os países percorridos pelos competidores, a nossa vizinhança com a Argentina incentivou também uma revoada de admiradores de veículos fora-de-estrada que aproveitaram a época de férias para assistir a largada em Buenos Aires ou esperar a passagem das poderosas máquinas em algum ponto do trajeto.

Ótimo para nós pois este evento tem tudo para entrar para o calendário permanente dos programas de verão dos jipeiros e motoaventureiros de plantão. Vida longa ao Dakar na América do Sul!

Nenhum comentário:

Postar um comentário