PANNING - Se isto não for possível, o melhor é ser criativo na composição, no enquadramento ou, uma boa sugestão, experimentando a técnica do panning, ótima para esportes de ação. Este efeito consiste em diminuir a velocidade e aumentar a abertura do diafragma, movimentando a câmera de modo a acompanhar algum objeto em deslocamento. No meu caso, os competidores, como se pode ver acima na fotografia do Pajero TR4 em meio à lavoura de milho.
A escolha da velocidade de abertura não possui regra fixa e depende diretamente da velocidade do objeto visado. Em geral pode usar 1/4 ou 1/8 s para corredores, 1/15 ou 1/30 s para temas mais rápidos como cavaleiros, ciclistas, motos e automóveis. Com o movimento da câmera o fundo ficará borrado, congelando apenas o foco central e passando a idéia de ação e velocidade. Todavia, com a baixa velocidade de abertura do diafragma o difícil é conseguir manter bem focado o objeto central da imagem, o que pode demandar muitas tentativas até se obter uma imagem bem captada.
ISO E FILTROS - Para ajudar escolhi um ISO baixo, variando entre 50 e 200 conforme a luz já diluída pelo céu nublado e o horário do dia, amanhecer ou entardecer. Também acrescentei um filtro âmbar 81B para esquentar as cores e quebrar um pouco as tonalidades de cinza. ÂNGULOS - Outra dica para fotos de rallyes é posicionar-se junto a curvas, lombadas e locais com água ou muita poeira, onde se dão as manobras mais interessantes para efeito de captação de imagens.
LENTES - Uma boa lente teleobjetiva é indispensável, tanto pela necessidade do fotógrafo manter uma distância segura dos competidores - que frequentemente saem da pista -, como também para diminuir um pouco a exposição de água, barro e poeira sobre o seu equipamento ótico. EM MAFRA: - A dica de hospedagem vai para o Hotel Susin e também não deixe de tomar um excelente café com cuca na Kuchenhaus, na Rua Dr. Mathias Piechnick, 241, bem no centro da cidade. - É possível ir à pé do centro de Mafra até a vizinha Rio Negro, já no Estado do Paraná, valendo atravessar a antiga ponte de ferro que une as duas cidades.
IMAGENS:
Todas as fotografias sem indicação específica de crédito são de minha autoria. Proibida reprodução desautorizada. © João Paulo Lucena 2010.
Belissima cobertura JP! Parabéns!
ResponderExcluir