sábado, junho 25, 2011

Ecologia/Macrofotografia: Rincão Gaia, o legado de José Lutzenberger

José Lutzemberger, Ecologista.
Foto: Jornal Zero Hora
No início deste ano tive a bela oportunidade de conhecer um local que há muito planejava: o Rincão Gaia, no município gaúcho de Pantano Grande, sede de uma antiga pedreira completamente revitalizada pelo famoso ecologista brasileiro José Lutzenberger, falecido em 2002.

O que era um local totalmente devastado tornou-se um paraíso ecológico de 30 hectares onde hoje se pode passar um final de semana, realizar cursos ou simplesmente contemplar o grande milagre do renascimento da vida onde antes já foi um deserto criado pelo homem.

Pantano Grande/RS
O Rincão é também a sede rural da Fundação Gaia, ONG que atua no segmento da educação ambiental, promoção de tecnologias brandas socialmente compatíveis, tais como a agricultura regenerativa (ecológica) manejo sustentável dos recursos naturais, medicina natural, produção descentralizada de energia e o saneamento alternativo.


Distante de Porto Alegre 120Km via BR 290, Passei lá um final de semana de verão participando de um curso de macrofotografia ministrado pela escola Câmera Viajante, de Porto Alegre.

O resultado, além de algumas imagens que deixo aqui para vocês, foi a matéria feita em parceria com a Ana Karina e publicada na revista Sul Sports em março deste ano, que também segue reproduzida.

Confiram aí!

















COMENTÁRIOS DO FOTÓGRAFO: 

Para a tomada de todas as imagens acima foi utilizada uma Câmera Canon EOS-1D e um set de lentes de 17 a 400 mm da mesma marca. Todas as fotos de autoria de João Paulo Lucena. Direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário