terça-feira, abril 17, 2012

I Semana Brasileira de Montanhismo: Rio de Janeiro, 23/4 a 1/05


Recebi da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada - CBME, capitaneada pelo meu velho amigo Silvério Nery, o release abaixo sobre a "1ª Semana Brasileira de Montanhismo" e faço aqui a minha parte para colaborar na divulgação do grande evento de comemoração dos 100 anos da atividade no Brasil.

A I Semana Brasileira de Montanhismo 2012 terá como sede o Bairro da Urca, no Rio de Janeiro/RJ e é uma realização da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), com organização da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (Femerj), apoios do ICMBio, INEA, Riotur, e tem o portal Webventure como mídia oficial.

Além de reunir toda a comunidade de montanhistas e admiradores em geral, o evento visa também: (1) honrar o compromisso das entidades com a ética de montanha e a proteção do meio ambiente e (2) organizar o futuro do montanhismo e da escalada no Brasil.



"O maior evento do Montanhismo Brasileiro está sendo organizado com o objetivo de honrar nosso compromisso com a ética de montanha e a proteção do meio ambiente e organizar o futuro do montanhismo e da escalada no Brasil. É a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo, a ser realizada no Rio de Janeiro entre 23/04 e 01/05.

Faça parte desse movimento!

APOIE A I SEMANA BRASILEIRA DE MONTANHISMO

Esse apoio permite a realização de TODOS os eventos da SBM, inclusive os gratuitos, como o Cine na Praça e a ATM. Sem esse apoio financeiro, a SBM terá que ser redimensionada e eventos terão que ser cortados.

Mesmo que você não participe das discussões e debates do congresso e cursos, colabore financeiramente para que esses aconteçam e garantam que o acesso às áreas de escalada e montanhismo permaneçam abertos. Você pode também fazer uma doação."

Dentro desta semana comemorativa, que tem como marco os 100 anos da conquista do pico Dedo de Deus em 1912, marco do montanhismo brasileiro, serão realizados os seguintes eventos:

  • 2º Congresso Brasileiro de Montanhismo e Escalada
  • 2º Encontro de Parques de Montanha do Brasil
  • Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva de Competição
  • Cursos e workshops de segurança em escalada
  • Cine Montanha na Praça
  • 25ª Abertura de Temporada em Montanhismo - ATM
  • Exposição "História do Montanhismo no Brasil"
  • I Encontro Científico sobre uso e conservação de montanhas
  • Curso de Acesso e Conservação em Áreas de Montanhismo
  • Palestras de Atletas

Vejam abaixo a agenda de programações e acesse o site http://www.semanademontanhismo.com.br/ para saber mais informações e como participar.


Para quem quer saber mais, o Dedo de Deus é um pico com 1 692 metros de altitude e cujo contorno se assemelha a uma mão apontando o dedo indicador para o céu. É um dos vários monumentos geológicos da Serra dos Órgãos, que fica localizada na Serra do Mar, entre as cidades de Petrópolis, Guapimirim e Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

O pico encontra-se nos limites do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na área territorial de Guapimirim, sendo porém melhor avistado em Teresópolis, e com perfeição a partir do Mirante do Soberbo, localizado na BR-116, na entrada do município.

O montanhismo no Brasil está intimamente ligado à conquista do Dedo de Deus por José Teixeira Guimarães e pelos irmãos Américo de Oliveira (Acácio, Alexandre e Raul Carneiro) em 9 de abril de 1912. (Fonte: Wikipedia)

Dedo de Deus, Rio de Janeiro, 1930. Fonte: Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário