quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Cone Sul/Cartografia - Parte I: Estradas, Mapas e Guias de Viagem

Cone Sul durante o ano. Fotografia animada: Wikipedia

Alguns dos temas mais acessados no meu blog são os relativos à informações cartográficas, GPS e rotas pelos países do Cone Sul. Em função disto preparei uma síntese de informações que vai dividida em duas postagens.

Confiram aí!

INFORMAÇÕES SOBRE AS CONDIÇÕES DAS ESTRADAS NO CONE SUL - Embora não seja hábito dos brasileiros consultar informações prévias sobre as condições das estradas que vão percorrer no país, tal prevenção é indispensável para rodar na região andina e ao sul da Argentina e do Chile em função da possibilidade de bloqueio de estradas por condições climáticas extremas, especialmente devido à neve. Isto pode ocorrer em qualquer época do ano, inclusive no verão.

Em setembro de 2005 uma enorme tempestade de neve bloqueou todos os passos andinos entre o Chile e a Argentina e, com um grupo de amigos, fiquei bloqueado em San Pedro de Atacama sem poder voltar ao Brasil via Passo de Jama, em Salta. Tivemos que descer mais de 1.000 quilômetros até Santiago e aguardar que as máquinas abrissem a neve do passo que leva a Mendoza. Apesar de aumentar o curso da viagem, por muito pouco não tivemos que retornar ao Brasil de avião e deixar o jipe no Chile.

Para tanto, recomendo como a melhor fonte de informações sobre as estradas chilenas e passos transandinos o site da Dirección de Vialidad, do Ministério dos Transportes chileno, contendo também excelentes descrições das Rutas Costera, Interlagos, Andina e da Carretera Austral. Para a Argentina o site da Vialidad Nacional oferece informações semelhantes ao equivalente chileno e um outro site interessante é o Ruta Zero, também com informações sobre as condições rodoviárias deste país.

GUIAS DE VIAGEM IMPRESSOS E NA INTERNET - Para o Chile e Argentina considero como os melhores guias de viagem o Guia YPF e o seu equivalente chileno Guia Turística de Chile - Turistel Ambos são editados no estilo dos tradicionais guias europeus Michelin, anualmente atualizados e encontrados em bancas de revistas e postos de gasolina ao preço médio de US$ 10,00.

O meu complemento preferido são os guias Lonely Planet sendo disponíveis para o Cone Sul as edições temáticas Argentina, Argentina, Uruguay & Paraguay, Buenos Aires Encounter, Buenos Aires (City Guide), Chile; Easter Island, Trekking in the Patagonian Andes, Uruguay (Custon Guide), disponíveis em inglês e espanhol (alguns) e considerados no mundo todo como as melhores companhias para quem gosta de viajar de forma independente. Porém, na hora de comprar, muita atenção para procurar a última edição disponível pois algumas tiragens mais antigas estão bastante desatualizadas.

MAPAS IMPRESSOS - Os motoristas poderão encontrar ótimos mapas rodoviários na Argentina, também em postos de gasolina e bancas de revista. Peça por mapas carreteros da série AutoMapa, de capa vermelha e adquiridos conforme a região desejada. O de número 44 refere-se à Patagônia e Terra do Fogo em conjunto. Já vi estes mapas disponíveis em português aqui mesmo no Brasil e também pode ser encontrados em versão torrent pela internet.

MAPAS DIGITAIS PARA GPS - Como já registrei anteriormente, mapas digitais gratuitos de excelente qualidade especialmente desenvolvidos para GPS´s Garmin podem ser baixados no Projeto TrackSource no caso do Brasil. Para Argentina, Chile e Uruguai estão disponíveis no site do Proyecto Mapear ou no site Geored Conosur - conforme comentários bem mais detalhado para o Chile que o Mapear.

Em resumo é isto e espero que algumas destas dicas lhes possam ser úteis na próxima viagem ao Cone Sul...

P.S.: Leiam também a parte II deste post...

Um comentário:

  1. Caro João Paulo
    Penso em ir até Cusco-Chile, e descer até San Pedro de Atacama. Por acaso tem informações sobre condições atuais da Estrada de volta/ida para o Brasil via Passo de Jama, em Salta. Na verdade meu trajeto inicial seria chegar a Cusco indo por Rio Branco AC mas nossas estradas estão péssimas e voltar por Santiago, Buenos Aires, Montevidéu / Br. Atenciosamente Ricardo Costa
    ricardolpcosta@terra.com.br

    ResponderExcluir