sábado, outubro 18, 2008

Náutica: O Resgate do HMS Beagle


E já que falei em Darwin, li outro dia que depois de 130 anos de mistério historiadores marítimos ingleses anunciaram a localização em Essex dos despojos do HMS Beagle, o navio com o qual foram realizadas as viagens pelo mundo que o inspiraram a formular a Teoria da Seleção Natural.

Os famosos diários do Beagle, comandado pelo Capitão FitzRoy, constituem uma história tão especial que no futuro merecerá um comentário específico.

Com a ajuda de um radar submarino o navio foi encontrado debaixo de seis metros de lodo nos pântanos do Condado de Essex, ao sul de Londres. Os pesquisadores se valeram de recenseamentos que listavam familiares ainda vivos de tripulantes do Beagle e de velhos mapas para rastrearem o famoso navio.


A ironia é que desconheceu Darwin até o seu falecimento em 1882 na propriedade familiar do Condado de Kent, que seu antigo navio estava repousando tão perto do seu mais ilustre tripulante.

Mas a notícia mais interessante é que está sendo construída uma réplica do Beagle para os festejos dos 200 anos do nascimento de Darwin em 2009. Diferente do seu modelo original, o novo HMS Beagle terá motores auxiliares diesel, radar, GPS, comunicação por satélite e modernos equipamentos de segurança. Vamos aguardar.



PARA SABER MAIS:

Evolution of radar points to HMS Beagle's resting place. Disponível em 18-09-2008 em http://www.guardian.co.uk/science/2004/feb/15/sciencenews.science

The HMS Beagle Project. Disponível em 18-09-2008 em www.thebeagleproject.com/links.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário