sábado, outubro 03, 2009

Corrida de Aventura/Ouro Preto/MG: Estou no XTerra Brazil!

Integrando uma equipe de reportagem como fotógrafo colaborador estou em Ouro Preto/MG para o final de semana de 03 e 04/10 repleto de esportes outdoor. É a etapa regional da corrida de aventura XTerra Brazil, denominada de Estrada Real.

Direto de São Paulo sigo para Belo Horizonte e de lá chego em Ouro Preto à 1h30 da madruga em uma van destinada à imprensa. Acomodados no centro da cidade histórica a alvorada é cedo para aproveitar a luz e captar a largada da primeira prova de Duathlon, composta por 3 km de corrida + 25 km de mountain bike + 9 km e corrida para finalizar.

A pacata cidade está agitada com a competição, a comunidade envolvida e a Praça Tiradentes totalmente ocupada pela estrutura da corrida, cones de sinalização, pórtico de largada, barracas de apoio e áreas reservadas para os atletas.

O tempo está quente e nublado o que, apesar de esmaecer um pouco as cores das imagens me poupa dos contrastes excessivos e dos inevitáveis estouros de luzes em fotografias captadas com o sol a pino.

Regulo a câmera para ISO 200 e prioridade e abertura 1/500 a fim de paralisar as images em movimento e velocidade alta com as bikes que morro abaixo facilmente ultrapassam os 60 quilômetros horários zunindo pelas centenárias ruas calçadas de pedra de Ouro Preto. Fundada em 1711 então com o nome de Vila Rica de Minas Gerais, é considerada desde 1980 Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Findo o Duathlo da manhã com o primeiro colocado tendo percorrido o percurso em apenas 2h15 dentro do limite máximo de 5, me preparo para recuperar o fôlego e acertar o equipo para cobrir a Night Trail Run marcada para a noite. Para as fotos noturnas uso o flash Canon Speedlite 580 EXII com copo difusor branco e regulo a câmera para ISO 400 com uma grande angular 20-35mm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário