quinta-feira, abril 08, 2010

Montanhismo: Escaladores gaúchos perdem Edgar Kittelmann (06/01/1933 a 07/04/2010)


Na data de ontem faleceu aos 77 anos Edgar Kittelmann, gaúcho nascido em Cruz Alta/RS, nadador, ciclista, aventureiro, mestre primeiro de todos os escaladores gaúchos e patrono do montanhismo em nosso Estado.

Conheci o "Seu Edgar" há muitos anos, figura certa nos encontros de montanhistas e, justiça seja feita, sempre com sua pessoa e seus feitos devidamente reconhecidos e homenageados ainda em vida.


(O autor deste blog com Seu Edgar. Arquivo pessoal.)

Após superar a paralisia infantil, este grande pioneiro participou das primeiras tentativas de ascensão nos picos do RS já a partir de 1950 quando com Sérgio P. Machado (então presidente do Clube Excursionista Farroupilha) e seus amigos se propuseram a escalar o Pico dos Gravatás, no complexo do Itacolomi, em Gravataí/RS. Para tanto receberam a ajuda de Giuseppe Gâmbaro, educador físico que trabalhava na SOGIPA e possuía larga experiência esportiva como guia de montanha na Itália.

Em 1952 o grupo conquistou o topo do Pico dos Gravatás e concluiu a primeira via de escalada do Rio Grande do Sul, a Via Sul com graduação de 5°.

Vencendo uma enorme carência de técnica e equipamentos, Seu Edgar utilizava cordas de sisal e fabricava seus próprios recursos como freios, pitons e mosquetões com elos de corrente, vários deles ainda encontrados nas rochas gaúchas como marcos desta época histórica de pioneirismo e coragem.

Em homenagem ao Seu Edgar reproduzo algumas imagens coletadas da internet e outras do meu arquivo pessoal. Segue bem ao final, após as fotografias, nota de pesar publicada pelo escalador Odilei Medeiros, do blog Escaladas no Sul.

Em um excelente trabalho do Portal Inema os históricos álbuns fotográficos de Edgar Kettelman foram digitalizados e estão disponíveis para acesso pelos internautas. Recomendo.

O velório será hoje, dia 08 de abril de 2010 (quinta-feira), no Cemitério Municipal de Cachoeirinha - Memorial da Colina, onde as homenagens poderão ser prestadas das 12h00 as 14h00.

(Edgar Kittelmann – O patrono do montanhismo gaúcho.Foto: João B. Giacchin. Fonte: Novidades da Pedra)
(Edgar, Giuseppe G. e Luís G. Cony na base do Pico dos Gravatás - Gravataí.Foto: Edgar K.2. Fonte: Novidades da Pedra)

(Tirolesa no Itacolomi nos anos 50. Fonte: Alta Montanha)



As fotos abaixo foram reproduzidas dos álbuns fotográficos de Edgar Kittelmann digitalizados no Portal Inema:










(Freio "8" manufaturado pelo Sr. Alberto Stochero em comparação com equipamento moderno. Disponível no Galpão de Pedra, em Caçapava do Sul, conforme doação de Luis Persigo - luispersigo@yahoo.com.br. Foto: João Paulo Lucena, 2010)

Nota de pesar publicada no blog Escalada no Sul em 08/04/2010:

"Caros Escaladores, é com imenso pesar que comunico que o nosso Mestre EDGAR KITTELMANN (06/01/1933 a 07/04/2010) descansou no dia de hoje.Nosso grande incentivador do montanhismo e escalada, que influenciou gerações e superou limites escalou a maior das montanhas. Seu Edgar, o Pia do Montanhismo Gaúcho, como todos nós conhecíamos, estava sempre que possível presente nos eventos nos passando seus ensinamentos.

As palavras do Cony (Presidente da AGM) não poderia definir melhor nosso Mestre.
"Aquele que dedicou grande parte da sua vida a fazer aquilo que nos dá orgulho, prazer, motivação, paz, energia e tanto mais, independente de credos ou filosofias.Que a paz das montanhas, o assobio dos ventos, o espírito de busca inscessante possa lhe acompanhar onde quer que estejas, sua dedicação e ensinamentos estarão sempre presentes em nossas vidas.
Com certeza iremos perpetuar os aprendizados e recordações de tantas escaladas, acampamentos, caminhadas, estórias contadas e o silvo de sua incansável gaita de boca."
Difícil de oferecer alguma ajuda num momento como esse, mas deixamos aqui à Familia Kittemann, nosso sincero carinho e condolências, nossa solidariedade e apreço, nosso jeito montanhista de ser, saudoso e revigorante."


(Fonte: Alta Montanha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário