sexta-feira, setembro 17, 2010

Revista Aventura & Ação/Fotografia: Macaco Uacari



Comemorando o seu aniversário de 12 anos no mercado, a revista Aventura e Ação escolheu a imagem acima para publicar na Edição Especial para colecionadores, nº 159, de agosto-setembro de 2010, recém distribuída nas bancas.

A imagem está em página inteira na seção Natureza em Foco, dando fecho final à revista.

Trata-se de uma fêmea do macaco Uacari (Cacaju calvus), captada em maio deste ano na Floresta dos Macacos, às margens do Rio Tarumã, um dos afluentes do Rio Negro, perto de Manaus. No local está localizado o Centro de Reabilitação e Reintrodução de Animais Silvestres, da Fundação Floresta Viva, conhecido como " Floresta dos Macacos" e que tem o objetivo de receber animais confiscados do comércio ilegal, tratá-los e reintroduzi-los no seu habitat natural.


Utilizei uma câmera Canon EOS-1D e uma lente 100-300 para captar esta imagem durante passagem pela Amazônia em maio último, na condição de fotógrafo colaborador da equipe de produção do Programa Adrenalina. Em meio às árvores a macaquinha exercia a função de vigia junto a um bando de macacos da espécie Barrigudo e a sua face vermelha e o pelo amarelado a destacavam inteiramente dos demais.

A grande dificuldade de fotografar em meio à selva, além da umidade absurda que permanentemente embaça as lentes de cameras fotográficas e de vídeo, é o eterno contraste entre o claro-escuro da sombra e do sol que penetra em meio a copa das árvores. Isto dificulta bastante a captação de imagens com equilíbrio de luz, em especial de animais que estão sempre em movimento como no caso dos macacos.

Segue abaixo o release da Edição Especial enviado pela Lilian Caminha, repórter da Aventura e Ação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário