sábado, julho 30, 2011

Argentina/Escalada: Deu Brasil de novo no IV Vallecitos Ice Climbing Festival

Vallecitos Ice Climbing Festival 2011
Foto: Humberto Câmara Jr.

O Brasil mais uma vez fez bonito no IV Festival de Escalada em Gelo de Vallecitos, Mendoza, na Argentina.

Pela segunda vez dois gaúchos estiveram no pódium da categoria iniciante, repetindo o feito de Elton Fagundes - primeiro lugar e atleta-revelação, e Neison Hoffmann no Festival de 2009.

Meu amigo Humberto Câmara Jr, gaúcho estabelecido há anos como guia de alta montanha em Mendoza, Argentina, e um dos organizadores do evento, enviou o seguinte release sobre o festival:

"O quarto festival internacional de escalada em gelo, Vallecitos Ice Climbing Festival, aconteceu durante o final de semana de 16 e 17 de julho de 2011, e contou uma vez mais com visitantes e competidores de diversas partes do mundo (Argentina, Brasil, Chile e Canadá).

O torneio começou com um pouco de atraso devido aos fortes ventos que deixaram algumas barracas danificadas, na zona de camping, porém sem quebrar o espírito dos organizadores que solucionaram questões de segurança no complexo de barracas de circo onde se deu a concentração do público, a apresentação da banda Amandla Roots, e a festa com o DJ Jose.

A festa no complexo de esportes de inverno de Vallecitos foi em uma grande tenda de circo armada em plena montanha.
Foto: Humberto Câmara Jr.

DJ Jose
Foto: Humberto Câmara Jr.

As primeiras rodadas do torneio aconteceram nas cascatas artificiais de gelo que foram especialmente modificadas, apresentando desafios atléticos e interessantes para o público espectador, que aumenta a cada ano.

Também influenciou o aumento de visitantes em Vallecitos a existência de uma oficina de escalada para principiantes, ministrada pela empresa organizadora VENTONEGRO como forma de incentivar esta prática desportiva, atividade tão apreciada ao redor do mundo e da qual participam milhares de praticantes, empresas e marcas.

A banda agitou a festa tocando bom reggae em composições próprias, e a festa seguiu com aplausos e a música de DJ Jose, com o público dançando e cantando sem se importar com o frio e o vento.

O segundo dia da competição apresentou uma estreita via sobre a Cascata Mousse de Limão para as categorias Feminina (que neste ano teve 5 competidoras) e Masculino Amador (10 competidores), cujos atletas precisaram mostrar sua resistência em uma escalada de 30 metros, com dificuldade e verticalidade excelentes.

Foto: Humberto Câmara Jr.

A categoria Elite (11 atletas) competiu em uma rota interessantíssima, que se desenvolvia sob um teto de rocha, utilizando técnicas de escalada em gelo cuja modalidade é conhecida como "dry tooling" e foi, sem dúvidas, a bateria mais esperada por todos.

Alguns caíram, outros voaram... Voavam piquetas, enquanto outras permaneciam cravadas depois de uma última tentativa um pouco mais intensa...

Cada progressão bem sucedida era acompanhada por gritos de incentivo da platéia, cada movimento requerendo máxima concentração, força e uso de boa técnica por parte dos competidores, gerando momentos de angustia e alegria, característicos de uma grande final.

A premiação se deu no pódio construído no complexo, no qual os vencedores celebraram recebendo a impecável premiação de MOUNTAIN HARD WEAR e BIO BIO.

O pódio da categoria Elite Masculino foi formado por:

Em primeiro lugar Javier Giuliani, de San Juan, atual bicampeão do torneio; segundo lugar para Martín Lucero, de Mendoza, também duas vezes campeão; terceiro lugar para Fabricio Oieni, de San Juan, que foi o segundo classificado no festival do ano passado.

Categoria Amador:

Hugo Lagrana Neto (Rio Grande do Sul, Brasil) em primeiro lugar, Mariano Baistrocchi (San Juan) em segundo lugar e Eduardo Tonetti (Brasil) em terceiro lugar.

Categoria Feminino Elite:

Milena Gómes (Chalten) em primeiro lugar, Carla Rattá (San Juan) em segundo lugar, Sol Giadorou (Mendoza) em terceira posição.

Agradecimentos especiais aos patrocinadores e apoiadores que fizeram possível o evento, assim como aos órgãos governamentais que apoiam, regulam e autorizaram o mesmo, o qual foi declarado de interesse provincial pela Câmara de Deputados de Mendoza e promete seguir incentivando a prática de escalada em rocha e gelo, em todos os seus níveis, consolidando Vallecitos entre os top 10 destinos de escalada invernal na Argentina.

Patrocinadores:

MOUNTAIN HARD WEAR - Calle Espejo 295, Ciudad
BIO BIO - Calle Las Heras com 25 de Mayo, Ciudad
TURISMO EXPRESSO USPALLATA - Calle Las Heras com Peru, Ciudad

Apoiadores:

GRUPO UNO MEDIOS
PUNTO EXTREMO Y TYC SPORTS
REGUIOS MAUSY, SAN BERNARDO Y SAN ANTONIO
HOSTEL ESTACIÓN MENDOZA
HOSTEL CARAHUÉ
U DOLLS
MUNICIPALIDAD DE SAN LUJÁN DE CUYO
DPV (DEPARTAMENTO PROVICIAL DE VIALIDAD
BANDA AMANDLA ROOTS Y DJ JOSE
EPGAMT - ESCUELA PROVINCIAL DE GUÍAS DE ALTA MONTAÑA
PATRULLA DE RESCATE DE LA POLICÍA DE MENDOZA
SOCORRO ANDINO VOLUNTARIO VALLECITOS

Organizadores:

VENTONEGRO MOUNTAIN GUIDE COMPANY - Mendoza/Argentina
Humberto Câmara Jr
Instructor de escalada y guía de montaña
senac setur 630004204
Teléfonos 0261 156 181727 y 0261 156 096512

2 comentários:

  1. Gostaria de saber qual o critério para separar os inscritos nas categorias. Com 20 anos de escalada e após ter participado do evento uma vez eu teria vergonha de participar na iniciante!

    ResponderExcluir
  2. Orlei, creio que o critério para ser "Iniciante" neste festival é nunca ter feito escalada em gelo antes. O Humberto poderá ratificar ou retificar a informação. Abs!!

    ResponderExcluir