quinta-feira, dezembro 01, 2011

Canionismo: Discovery Channel poderá reconstituir resgate no Rio Grande do Sul

Foto Adriana Franciosi - Jornal Zero Hora. Veja o detalhe do helicóptero no canto superior esquerdo da imagem.
 
Durante o  feriado de Carnaval de 2010 houve um acidente bastante sério com uma equipe de canionistas na região de Maquiné/RS, e que relatei aqui no Blog Terra Australis (vide links abaixo).
 
Na ocasião o mineiro Juliano Romancini ficou ferido em estado grave depois de ser atingido por uma pedra, mobilizando no socorro seus colegas canionistas e uma equipe de resgate aéreo do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar gaúcha.
 

Rafael Britto, canionista da Associação Cânions da Serra Geral - ACASERGE que participou do resgate e o helicóptero MD 530E do GPMA. Foto Adriana Franciosi - Jornal Zero Hora
 
Depois de uma operação de resgate muito arriscada e complexa, Juliano foi hospitalizado com sério risco de vida e precisou de um longo período para restabelecer-se. Hoje, depois de muito esforço, coragem e força de vontade, está perfeitamente recuperado e já de volta às atividades de canionismo.

Pois nestes dias eu soube que este fato está sendo pesquisado por equipe do Discovery Channel para um possível episódio da série "Viver para Contar", produzida pela Conspiração Filmes, do Rio de Janeiro.

Sem dúvida trata-se de um bem sucedido case de eficiência, coragem e preparo técnico da equipe de canionistas que acompanhava Juliano Romancini e que, ao final, junto com o corpo de resgate aéreo do Corpo de Bombeiros gaúcho, foram os responsáveis imediatos para que esta história tivesse um final feliz.

Agora é esperar para ver se o documentário será mesmo produzido pelo Discovery Channel.

____

SAIBA MAIS SOBRE O TEMA AQUI NO TERRA AUSTRALIS:

- 15/02/2010: Canionismo/Resgate (I): Detalhes do salvamento em Maquiné/RS

- 17/02/2010: Canionismo/Resgate (II): Detalhes do salvamento em Maquiné/RS

e também

- Helicóptero do GPMA resgata homem ferido em Maquiné/RS ao fazer rapel (atualizado), de 15/02/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário