quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Fotografia/Canoagem: Nas águas do Velho Chico


No início deste mês estive em um local que até então só conhecia dos livros escolares: o cânion do Rio São Francisco, na tríplice divisa dos Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, em pleno sertão nordestino.

O motivo foi a cobertura da 3ª Maratona de Canoagem da Bahia como fotógrafo de making of integrante da equipe do Programa Adrenalina.

Mas maratona mesmo foi chegar lá desde Porto Alegre/RS. Treze horas de viagem, primeiro em avião para percorrer os 3.296 Km até Aracajú/SE, com escala no Rio de Janeiro, e da capital sergipana mais 5 horas e 300 Km por terra até a cidade de Paulo Afonso/BA, sede da competição.

Em resumo, uma sexta-feira para ir, um sábado de trabalho na competição e o domingo inteiro para voltar para casa do outro lado do país. Ufa!

Em torno de 140 atletas participaram da competição no maior cânion navegável do mundo, a qual foi dividida em três categorias: Turismo - 8 Km de extensão, Speed - 1 Km de arrancada e velocidade e a Maratona - 55 Km non stop, entre a Usina Hidrélétrica de Sobradinho em Paulo Afonso/BA e a de Xingó/SE.

No cenário de perder o fôlego os enormes paredões do cânion, em meio à caatinga, cortados pelas límpidas águas cor de turquesa do Velho Chico, um verdadeiro banquete para os fotógrafos de plantão. Me lembrou um pouco Lake Powell, um cânion em pleno deserto de que igualmente foi transformado em um imenso lago de águas límpidas em meio à paisagem absolutamente árida.

Apesar do trabalho duro sob um calor de abrasar, a curtição foi total neste lugar lindíssimo, onde ainda proveitei a oportunidade para conhecer pessoalmente a Marilin Novak, minha editora no Portal Webventure e que competiu bravamente na etapa de 8 Km!

As  meninas da imprensa fizeram bonito participando da prova! Da esquerda para a direita Ana Karina Belegantt (Programa Adrenalina), Marilin Novak (Webventure) e Juliana Franqueira (Programa +Ação). Foto: João Paulo Lucena
Por fim, depois de cumprida a missão, um inesquescível banho no Rio São Francisco para espantar o suor, lavar a alma e recarregar inteiramente as baterias para voltar à vida urbana no sul do país...






























Imagens:

Todas as fotografias por João Paulo Lucena. Direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário