Remexendo em temas náuticos, anos atrás encontrei rara pérola em uma livraria no Uruguai:
"El Viaje del 'Liberdade'", de Joshua Slocum (1844-1909), o mesmo autor do conhecidíssimo "
Velejando Solitário ao Redor do Mundo" (Porto Alegre: Mercado Aberto, 1991, ISBN 8528001709), um dos grandes clássicos da literatura náutica.
Poucos sabem que Slocum, o primeiro homem a circunavegar o mundo velejando em solitário, antes da sua histórica proeza naufragou no litoral do Paraná, no ano de 1887.
Em fevereiro de 1886 o Capitão Slocum comandava o
Aquidneck e partiu em viagem comercial de Nova York rumo ao Uruguai, trazendo consigo a esposa os filhos, Victor e Garfield, de 14 e 5 anos.
Ocorre que o Aquidneck naufragou na Baía de Paranaguá, no Brasil, no Natal de 1887.
Com a perda total do navio mercante que comandava, sem meios financeiros e completamente isolado, com a família abrigada na cidade de Paranaguá, Joshua Slocum construiu com as próprias mãos e a duríssimas penas o
Liberdade, pouco mais do que uma canoa de 11 metros, a qual foi lançada ao mar no dia da liberação dos escravos no Brasil.
Com ela transportou a esposa e seus filhos em uma viagem de 5.000 milhas e 55 dias de volta aos Estados Unidos. O feito foi tamanho que o Liberdade foi entregue ao
Smithsonian Institution, onde ficou exposto e foi visitado por milhares de pessoas.
 |
O Liberdade, fruto da mescla de várias técnicas de construção náutica |
 |
A tripulação do Liberdade: Joshua Slocum e a sua pequena família |
Completamente arruinado depois da perda do seu barco, o Capitão Slocum publicou este livro em 1890 mas não obteve muito sucesso junto ao público, obrigando-o a trabalhar em arsenais e estaleiros até que ganhasse de um amigo o Spray, o pequeno veleiro com o qual realizou em 1906 a primeira circunavegação em solitário do globo, aos 54 anos de idade, um dos maiores feitos individuais que sem tem notícia na história da navegação.
 |
Mais tarde Slocum construiu o Spray, no qual foi o primeiro homem a circunavegar o globo em solitário |

Para a felicidade dos leitores brasileiros as curiosas (des)venturas do Capitão Slocum no Brasil, as suas dificuldades com as autoridades, as lutas contra motins, o cólera e a varíola a bordo foram publicadas no mercado nacional e pode ser encontrada nas boas livrarias do ramo (SLOCUM, Joshua, "
A Viagem do Liberdade". São Paulo: Ed. Planeta, 2004 - ISBN 857665010x).
Se estiver difícil encontrar, vale uma conferida na ótima
Livraria Moana especializada em temas náuticos, viagens e aventuras e que possui uma edição especial em português de lavra da Aventura Editorial.
Para quem ainda quiser complementar seu conhecimento sobre o assunto sugiro ler a interessante crônica
"Guaraqueçaba, o Comandante Slocum e a Proeza do Barco "Liberdade", de Newton Carneiro, garipada pelo Danilo do site
popa.com.br e que relata alguns aspectos folclóricos da passagem do grande capitão Joshua pelo Brasil.