quarta-feira, setembro 10, 2008

Cone Sul/Cadernos da Patagonia: Rumo Sul!

Terra de exploradores, montanhistas, navegantes, índios e dinossauros, um dos destinos onde a aventura representa o principal dos pontos cardeais, a Patagônia é uma das mais belas regiões do planeta e compreende uma imensa área ao sul do nosso continente, estendendo-se por parte dos territórios de dois países do Mercosul: a Argentina e o Chile.

Na ARGENTINA está situada ao sul do Rio Colorado e se divide em duas sub-regiões: a primeira constituída por cadeias montanhosas permeadas por vales, bosques, lagos e geleiras e, a segunda, formada por uma gigantesca meseta de variada morfologia, constituída por serras, desertos, depressões, infinitas estepes e amplos vales fluviais. Representando um terço do território nacional, a Patagônia Argentina compreende as províncias de Neuquén, Rio Negro, Chubut, Santa Cruz e Tierra del Fuego, além dos postulados territórios na Antártida e em ilhas do Atlântico Sul.

Já no CHILE, a Patagônia engloba as Cordilheiras da Costa e dos Andes desde o Rio Biobío até o ponto onde mergulham no oceano e desmembram-se em um arquipélago com mais de 2.000 Km de extensão, composto por milhares de ilhas cobertas de selva e infindáveis fiordes e canais em grande parte inexplorados. Paralela a este quebra-cabeça de ilhas, segue a faixa continental andina reunindo uma seqüência de montanhas nevadas, geleiras, vulcões, e magníficos vales interiores recobertos por florestas frias e sulcados por rios torrentosos, até terminar na extensa planície pampeana da Terra do Fogo.

Dentro da divisão política do país estão abrangidas pela Patagônia chilena as regiões VIII-Biobío, IX-Araucanía, X-Lagos, XI-Aisén e XII-Magallanes e Antártida Chilena.

Resumir este imenso parque de diversões para aventureiros é um desafio para qualquer um. Desta maneira, mesmo deixando de lado inúmeros lugares fantásticos, escolhi escrever sobre alguns dos destinos mais representativos da Patagônia e que maravilham os mais exigentes aficcionados do trekking, montanhismo, off-road, caiaque, rafting, pesca, mergulho, vela e uma infindável variedade de atividades de aventura ligadas à natureza.

Acompanhe neste blog os próximos posts sobre a Patagônia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário