quinta-feira, dezembro 10, 2009

Corrida de Aventura: O que é o XTerra Brazil?

Depois de ter participado da cobertura fotográfica da etapa do XTerra em Ouro Preto (vide http://terra-australis-br.blogspot.com/2009/10/ouro-pretomg-estou-no-xterra.html e http://terra-australis-br.blogspot.com/2009/10/ouro-pretomg-xterra-2-dia.html), vários amigos perguntaram sobre o que é de fato este circuito de corridas de aventura.

Pois bem, o XTerra é o maior festival de esportes outdoor do mundo e está presente em 17 países com mais de 150 etapas no mundo. Na sua quinta edição no Brasil, com 15 etapas durante o ano em diferentes partes do país, a competição reuniu mais de dois mil atletas entre homens, mulheres e crianças, em cinco provas diferentes: Triathlon, Swim Challenge, Trail Run, Kids Triathlon e Kids Running.

Neste forma único o XTerra Brazil (sim, é com "z" mesmo) propõe um envolvimento de toda a família, contando com grandes patrocinadores e apresentando uma proposta de estilo de vida baseada em segurança, saúde, turismo, meio ambiente e esporte.

Sua origem remonta a 1996, como um duelo entre triatletas e praticantes de moutain bike, na Ilha de Maui, Havaí. Hoje, uma vez ao ano, os triatletas retornam ao berço da competição em Wailea, na ilha de Maui, para disputar a final no XTerra World Championship, no qual o Brasil é uma das 17 etapas classificatórias do circuito mundial de triathlon, o XTerra Global Tour.

Como um dos objetivos deste que é um dos maiores circuitos de competição do mundo é unir a prática esportiva sustentável com o trato respeitoso com a natureza, os organizadores procuram realizar as provas em lugares de importância cultural e natural, estimulando a preservação do ambiente por meio de diversas ações de conscientização do público e participantes nos locais de competição.

Depois de ter estado na penúltima etapa em Ouro Preto/MG, recebi novo convite da Manoela Penna, da Midia Guide e responsável pela assessoria de imprensa da competição, agora para participar da final brasileira em Tiradentes e São João del Rei, Minas Gerais.

Como é a regra em competições do estilo, a tarefa da imprensa de cobrir os eventos e estar sempre bem posionada em relação aos atletas é difícil e bastante cansativa. Isto porque os competidores não param e boa parte do do circuito transcorre em locais de difícil acesso. Ainda assim é uma das oportunidades onde trabalho e lazer se confundem e nos momento de espera da passagem dos competidores sempre se pode aproveitar para conhecer lugares diferentes e trocar experiências com os gente de outros cantos do país e mesmo do exterior.

Antes de inserir algumas das fotografias que captei em Tirandentes e São João del Rei, vejam aí a entrevista que eu e a Karina demos para um programa muito descolado da televisão carioca justamente sobre a atuação da imprensa em corridas de aventura.

Os meus 3 segundos de fama na telinha estão a partir do tempo 1:58 do vídeo...

Divirtam-se!


Para maiores informações vejam o blog oficial do XTerra Brazil no link http://xterrabrazil.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário