domingo, dezembro 13, 2009

Primeiros Socorros em Áreas Remotas: NOLS Ministra Primeiros Cursos no Brasil

Descobri a NOLS - National Outdoor Leadeship School em 1998 quando estava fazendo uma pesquisa sobre práticas de mínimo impacto na natureza para uso nas atividades de canionismo junto ao Parque Nacional da Serra Geral. Desde então ingressei na lista de admiradores desta escola que é referência mundial na formação de guias, ética ambiental e desenvolvimento de habilidades voltadas para atividades outdoor.

Com inúmeras publicações, expedições e cursos que variam de poucos dias a um ano, a NOLS (http://www.nols.edu/) possui também em sua estrutura o Wilderness Medicine Institute - WMI, cujos treinamentos ministrados preparam os estudantes para o domínio das técnicas de primeiros socorros e rápida tomada de decisões, o que em situações de risco faz toda a diferença entre sobreviver ou não.

Pois com grande satisfação a NOLS já está no Brasil e tive o privilégio de participar da primeira série de cursos tratando de Primeiros Socorros em Áreas Remotas (Wilderness First Aid - WFA with RCP), ministrado em entre 11 e 13/12 pelo excelente instrutor Átila Monteiro no Comando Ambiental da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

O curso que confere certificação internacional válida por dois anos foi trazido ao Estado por Elton Fagundes, da Stonehenge Alpinismo Industrial e da turma participaram socorristas, bombeiros voluntários, militares, montanhistas, jornalistas, professores de educação física e canionistas da ACASERGE - Associação Cânions da Serra Geral, com intensas atividades práticas e teóricas.

No programa itens como sistema de avaliação do paciente, ressucitação cardiopulmonar,uso de desfibrilador, lesões na coluna vertebral e cabeça, choque, hemorragia e ferimentos, lesões nos ossos, articulações e músculos, bem como emergências relacionadas ao calor, hipotermia, raios e animais peçonhentos.

Ao final do curso ficou a certeza de termos um treinamento de primeira qualidade atendendo a protocolos internacionais de socorro e a segurança de estarmos habilitados para melhor prestá-los em situações de risco e emergência em áreas remotas e urbanas também.

Evidentemente que ao final não poderia faltar uma confraternização no melhor estilo gaúcho e o compromisso da NOLS de trazer ao Estado os módulos avançados do curso de primeiros socorros e também de aplicação de técnicas de impacto mínimo em atividades junto à natureza.

4 comentários:

  1. Adorei JP! Conseguiste resumir os melhores momentos do curso em pequenos parágrafos. Acrescento ainda a amizade que fizemos com os colegas e o com troca de experiencias e o prazer de ter passado momentos importantes com toda a galera! obrigada Elton, namaste ao Átila e beijos apaixonados a voce! Te amo! Ka

    ResponderExcluir
  2. Oi, gostei muito do post, gostaria de saber se existe previsão para outros cursos, e como fico sabendo.
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro José Luiz, quem organizou este curso em Porto Alegre foi Elton Fagundes e, na época, ele comentou que pretendia trazer também o módulo avançado. O contato dele é eltonfagundes.rs@terra.com.br e você poderá fazer esta consulta diretamente. Obrigado pelo interesse. Abraço!

      Excluir
    2. José Luiz, a NOLS vai ministrar novos cursos aqui no Sul agora em março. Dê uma olhada na minha postagem em Dê uma olhada na minha última postagem em Cursos de primeiros socorros em Dê uma olhada na minha última postagem em Cursos de primeiros socorros em http://terra-australis-br.blogspot.com/2012/02/curso-de-primeiros-socorros-em-areas.html. Abraço!

      Excluir