terça-feira, maio 10, 2011

Fotografia: Você sabe o que é um video time-lapse?

Do meu amigo e fotógrafo de natureza Renato "Bem-Te-Vi" Grimm recebi esta boa dica de um vídeo elaborado a partir de fotografias utilizando a técnica de time-lapse.

O time-lapse nada mais é do que uma sequência de fotografias tiradas com intervalos de tempo pré-definidos pelo fotógrafos e que depois serão visualisadas em uma rápida frequencia exatamente como se fosse um filme.

Durante a tomada das imagens o fotógrafo pode ou não ir alterando o ângulo da câmera, o que geralmente é feito com gruas, trilhos e engenhosos acessórios mecânicos.

Alguns fotógrafos tem se especializado neste tipo de técnica com resultados maravilhosos como este conseguido pelo norueguês Terje Sørgjerd, que dedicou uma semana inteira para captar sequências da montanha mais alta da Espanha, El Teide, um dos melhores locais do mundo para observação da abóboda celeste.

Da sequência de imagens captada ao longo de 170 horas foi preparado o vídeo A Montanha (The Mountain), que mostra a evolução da paisagem local a uma altitude de 3.718 metros. Terje contou que esta foi uma das atividades mais estafantes da sua vida em função do grande número de caminhadas em grande altitude, quando não teve mais do que 10 horas de bom sono em uma semana inteira de fotografias.

Confira então o belíssimo trabalho de Terje Sørgjerd e saiba como é um vídeo elaborado a partir da técnica de time-lapse.


The Mountain from TSO Photography on Vimeo.

Outro video feito com a técnica time-lapse é A Capela (The Chapel), de Patryk Kizny, fotografado nas ruínas do templo protestante de Zeliszów, Polônia, de 1797. Confira, inclusive com direito ao interessantíssimo making-off.

TheChapel. A short film. (HDR timelapse) from Patryk Kizny on Vimeo.

Making Of The Chapel from Patryk Kizny on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário