quinta-feira, 19 de maio de 2011

Aparados da Serra: Programa Extremos grava nos cânions da Serra Geral

Cânion Fortaleza, Parque Nacional da Serra Geral/RS e SC
Nas minhas tantas andanças pelos cânions dos Aparados da Serra, na divisa do RS com SC, já tive algumas oportunidade de acompanhar equipes de televisão que de tempos em tempos buscam aquela incrível paisagem para gravar programas de aventura.

Nicolas Hulot, apresentador do
Programa Ushuaïa Nature
O primeiro deles foi o programa Ushuaïa Nature, do canal francês TF1, apresentado por Nicolas Hulot. Na ocasião uma equipe precursora veio ao Rio Grande do Sul pesquisar sobre os resquícios da Mata Atlântica, tema principal do documentário.

A produção solicitou o apoio da Associação Cânions da Serra Geral- ACASERGE por indicação da Federação Francesa de Espelelogia com a qual mantínhamos intercâmbio técnico na época.

Os franceses limitaram-se a algumas pesquisas de campo e um sobrevôo em helicóptero sobre os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral e, na sequência, Nicolas Hulot não veio ao sul do Brasil para as gravações. Se recordo bem parece que a preferência ficou para o Parque Nacional de Foz do Iguaçú em função da maior extensão de mata atlântica lá existente.

Sorte do meu velho parceiro Neytão "Montanha" Reis que foi o sorteado para guiar os franceses no vôo de helicóptero...

A curiosidade sobre Nicolas Hulot, aventureiro e ambientalista, é que hoje é o único pré-candidato declarado para as eleições precidenciais da França em 2012...

Ana Karina Belegantt e Leo Sassen, apresentadores do
Programa Adrenalina
Sem dúvida o programa mais importante a documentar os cânions sulbrasileiros tem sido o Adrenalina, apresentado por Ana Karina Belegantt e Léo Sassen e produzido pela Clip, de Porto Alegre, em parceria com a Universidade do Rio dos Sinos - Unisinos e veiculado pelo Canal Futura e Globo Internacional.

Ana Karina Belegantt - Program Adrenalina - Canal Futura/Globo Internacional
Foto: João Paulo Lucena
Digo que tem sido pois o Adrenalina já dedicou pelo menos 4 programas para os Aparados da Serra, documentando o III Encontro Brasileiro de Canionismo (2003), sobrevoando os cânions em paramotor (2007), realizando a travessia técnica do Cânion Malacara (2009) e o trekking do Cânion Fortaleza ao Malacara (2010).  

Karina Oliani, a nova apresentadora do
Programa Extremos - Canal Multishow
Agora chegou a vez do Programa Extremos, apresentado por Karina Oliani e que nesta semana está na serra gaúcha para registrar alguns aspectos da espetacular paisagem da Serra Geral.

Karina Oliani substitui Dani Monteiro na apresentação do programa. Sendo atleta apoiada pela North Face e com um respeitável currículo outdoor, espera-se que com um selo deste calibre a 3ª temporada do Extremos deixe de lado as intermináveis reclamações e lamentos e passe de vez a mostrar com alto astral os verdadeiros prazeres da aventura e das atividades praticadas junto à natureza.

É aguardar para ver!


POSTAGENS RELACIONADAS AQUI NO TERRA AUSTRALIS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário