segunda-feira, dezembro 17, 2012

Adeus a Carlos Zaith, pioneiro do canionismo brasileiro

Carlos Zaith no III Encontro Brasileiro de Canionismo em Canela/RS, 2002

Da redação do Webventure recebi hoje esta surpreendente e triste notícia:


"Fotógrafo, espeleólogo, pioneiro do canionismo no Brasil e líder da empresa H2Omem, Carlos Zaith faleceu na madrugada desta segunda-feira (17), aos 53 anos de idade. Ele estava internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde realizava tratamento contra um câncer.
O empresário trouxe o canionismo para o Brasil em 1989, junto com um grupo de espeleólogos que conheceu a prática no exterior. Pouco tempo depois, fundou a H2Omem, agência localizada em Brotas que contribuiu de diversas formas para o título de “Capital da Aventura”.
Zaith, que era artista gráfico por formação, também é muito reconhecido por suas fotos de ambientes naturais e de esportes ao ar livre, que ajudaram a difundir as atividades outdoor no Brasil.
Poucas horas após a divulgação oficial do falecimento, sua página na rede social Facebook já contava várias dezenas de mensagens de condolência enviadas por ex-alunos, amigos e colegas."

Na prática do canionismo no Brasil tive diversas oportunidades de encontrar o Zaith.

A mais bacana delas foi durante o III Encontro Brasileiro de Canionismo, em novembro de 2002 na cidade de Canela/RS organizado pela Associação Cânions da Serra Geral - ACASERGE, quando o Zaith participou das atividades como o primeiro Presidente da Associação Brasileira de Canionismo - ABCânion.

Zaith nos deixou cedo demais, com apenas 52 anos. Se a presença física já não está mais, por certo fica a enorme herança para o canionismo brasileiro como um do seus grande desbravadores.


Com o Zaith e a equipe do Webventure na II Adventure Sports Fair em 2000
Fica aqui a minha homenagem a este grande pioneiro e algumas imagens daquele encontro feitas ainda nos primórdios dos equipamentos de fotografia digital no Brasil.  


Grandes lembranças: Henry Gonçalves Lummertz, Neyton "Montanha" Reis, João Paulo Lucena e Carlos Zaith no III EBC em Canela, 2002



Ainda naquela ocasião foi gravado o programa-piloto e primeiro episódio do ADRENALINA, quando o Zaith foi entrevistado pela repórter Ana Karina Belegantt, servindo as imagens abaixo como um registro histórico daquele evento.


Carlos Zaith e Ana Karina Belegantt no III Encontro Brasileiro de Canionismo, Canela/RS, 2002






Carlos Zaith, Nagata, Henry Lummertz, Rafael Britto, João Paulo Lucena e Marcelo Cássia, Canela - 2002


Nenhum comentário:

Postar um comentário