terça-feira, dezembro 30, 2014

Familia Rodante rumo Chile 8: San Luis a Mendoza. Enfim a Cordilheira!

Hostel Pupy´s, San Luis, Argentina

San Luis, Argentina
Trecho: 360 Km
Total da viagem: 2155 Km

O descanso no Pupy´s foi uma agradável surpresa.

Confirmamos a boa avaliação encontrada na internet com um quarto privativo muito confortável, banheiros limpíssimos, café da manhã, pátio ajardinado, sossego e o ambiente confortável de um belo sobrado num bairro residencial. E o valor então, excelente, nada menos do que a metade do último hostel em Santa Fe.

Grande dica para quem passar por San Luis.

O excelente Hostel Pupy´s, em San Luis, Argentina.
Sala de estar com jogos, lareira, tv e biblioteca. Hummm, muito bom!
Hostel com piano? Sim, existe!

Café da manhã de primeira com suco espremido na hora, um diferencial personalizado para o padrão hostel.

O mais bacana da hospedagem em hostels, especialmente para as crianças, é a convivência multicultural com pessoas de todas as partes do mundo, além de aprenderem a compartilhar ambientes onde todos precisam cuidar do que é comum como, por exemplo, lavar a louça que usa.

Depois de três dias pesados na estrada a meta era bem mais curta: apenas 290 Km até Mendoza e mais 70 Km até Vallecitos, já na Cordilheira dos Andes.

A expectativa das crianças para ver montanhas de verdade e, quiçá, apesar da pouca probabilidade, encontrar neve, era enorme. Tanto que competiram para ver quem primeiro avistaria os Andes, corrida vencida pelo João Pedro, que ganhou como troféu uma barra de chocolate.

A estrada, parte da rota de comércio internacional entre Brasil, Argentina e Chile, é excelente e com trechos de velocidade permitida entre 120 e, sim, 130 Km/h! Não deu para resistir a experimentar um pouquinho mais de velocidade no acelerador mas as consequências logo se fizeram sentir. Com um motor a gasolina V6 e uma camionete 4x4, é  impressionante o quão rápido baixa o ponteiro da gasolina a partir dos 110 por hora...

A idéia inicial de almoçar em Mendoza, ao pé da pré-cordilheira, foi por água abaixo justo na divisa provincial, onde uma greve do serviço de fiscalização biológica trancava o tráfego. Os servidores provinciais (estaduais) bloquearam a estrada com tonéis e pneus em chamas, liberando o tráfego aos poucos, o que provocou um engarrafamento quilométrico e um atraso de 2h30 no nosso cronograma.


Foto Ana Karina Belegantt (celular)
O engarrafamento começou pouco antes do clássico pórtico de entrada na Província de Mendoza, "La Tierra del Sol y del Buen Vino", e a partir dali foi um exercício de paciência, em especial para os nossos três viajantes infantis, mais do que ávidos para chegar ao seu destino.

(foto celular)
(foto celular)
Fiscais em greve. (foto celular)
Piquete de fiscais sanitários na rodovia federal. (foto celular)
Se a demora foi boa de alguma forma, afinal não convém a quem está de férias ter qualquer espécie de horário, foi por ter encontrado em um posto de gasolina os queridos amigos Carol Scherer e Fábio Albuquerque, de Porto Alegre, também na rota das trilhas andinas do Chile e da Argentina e compartilhando alguns dos nossos destinos. Feita a foto de registro, de novo pé na estrada.

Com Carol Scherer e Fábio Albuquerque num posto YPF antes de Mendoza.
Chegamos em Mendoza às 15h30 para uma passagem rápida pela cidade, já velha conhecida dos adultos.

Com a criançada um passeio pela praça central, câmbio na "calle" a 13 pesos o dólar, café no calçadão, rápida espiada nos preços das lojas de equipamentos outdoor - muito mais vantajosos no Chile - e compra de suprimentos no supermercado para o nosso planejado Ano Novo na montanha.

Depois tomar o caminho para Uspallata e no final da tarde começamos a melhor parte da viagem: finalmente deixar as planuras e entrar no coração da montanha!

Café com media lunas no paseo peatonal Sarmiento, programa obrigatório em Mendoza.


Quer uma fonte de vinho? Mendoza tem. (foto celular)
(foto celular)

DICAS:

Em San Luís:

Hostel Puppy´s. Nota da Família Rodante: 9,3 Preço para 5 pessoas: 450 pesos/U$ 34,6. Endereço: Calle Pringles, 283, San Luis, Argentina.

Em Mendoza:

Equipamentos de montanhismo e camping:

Orviz. Juan B. Justo 532, Tel/Fax: 54(261)4251281. Email info@orviz.com
Piré. Las Heras, 615
Pierobon. Coronel Plaza 348. Tel/Fax: 54 (261) 425671
Ansilta. San Martin, 928. Tel 425-2735. Email ansiltastoremza@gmail.com

Restaurantes:

Las Tinajas. Lavalle, 38. Buffet, comida internacional, ótimo preço.

Azafrán. Sarmiento, 765. Quer o melhor da cozinha mendocina, vinho como aquele que o padre esconde e ainda por cima impressionar a parceria? O Azafrán é imperdível, mas confira a reserva antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário