O convite para participar da cobertura fotográfica foi uma vez mais da Media Guide e as imagens captadas em uma Canon EOS-1D MkII foram distribuídas para órgãos de imprensa eletrônica e impressa.
Sendo tema de absoluta utilidade pública para aqueles que como eu se revoltam com o recebimento de telemarketing indesejado pelo telefone, resolvi fugir um pouco dos assuntos deste blog para inserir a notícia abaixo.
Leia e veja como impedir o recebimento de propaganda no seu telefone fixo ou celular no Rio Grande do Sul com eficácia para todo o território nacional. Fiz meu cadastro em poucos minutos no site do Procon-RS e em até 30 dias meus telefones deverão estar impedidos de receber telemarketing sob pena de multa para as empresas que assim procederem.
Você pode fazer o cadastro de até três telefones e incluir reclamações diretamente por ele caso continue a receber estas mensagens extremamente incômodas e inconvientes, que desrespeitam e invadem diariamente a nossa privacidade nos horários mais esdrúxulos.
Basta acessar o link http://www.procon.rs.gov.br/ e clicar no íncone "não perturbe" como este que está reproduzido neste no início deste post. Fazendo o cadastro você receberá um login e uma senha e poderá incluir os números a serem bloqueados e fazer denúncias caso continue a receber o telemarketing.
Boa sorte e viva o resgate da cidadania e da tranquilidade telefônica!
"CONSUMIDOR PODE PEDIR BLOQUEIO DO TELEMARQUETING POR TELEFONE NO PROCON-RS (13/12/2009)
O Procon-RS passa a oferecer a partir desta terça-feira (15) a possibilidade de o consumidor pedir o bloqueio de ligações de telemarketing. O cadastramento é gratuito e pode ser feito na página do Procon na internet (www.procon.rs.gov.br).
O registro de bloqueio vale para números de telefones fixo ou móvel, do Estado do Rio Grande do Sul, que estiverem no nome do solicitante. "Após 30 dias da inscrição, as empresas ficam proibidas de ligar, a não ser que tenham autorização por escrito (o padrão para essa autorização também está disponível no site)", informou Adriana Burger, coordenadora do Procon. “Quem se sente incomodado por ligações indevidas de call centers, deve entrar em nosso site e fazer o cadastro de até três linhas de uma só vez. Mas só o titular da linha pode fazer isso”, diz Adriana.
Além de bloquear ou desbloquear linhas telefônicas, o consumidor (pessoa física) poderá registrar reclamação contra alguma empresa que tenha desrespeitado o bloqueio.
As empresas de telemarketing, por sua vez, terão um ícone no site para se cadastrar e consultar os números dos consumidores que não desejam receber ligações - os demais dados serão mantidos sob sigilo, conforme o Procon. As empresas de outros Estados também ficam proibidas de efetuar ligações para os números bloqueados.
O bloqueio a serviços de telemarketing está previsto na Lei Estadual 13.249, de 8 de setembro de 2009."
Descobri a NOLS - National Outdoor Leadeship School em 1998 quando estava fazendo uma pesquisa sobre práticas de mínimo impacto na natureza para uso nas atividades de canionismo junto ao Parque Nacional da Serra Geral. Desde então ingressei na lista de admiradores desta escola que é referência mundial na formação de guias, ética ambiental e desenvolvimento de habilidades voltadas para atividades outdoor.
Com inúmeras publicações, expedições e cursos que variam de poucos dias a um ano, a NOLS (http://www.nols.edu/) possui também em sua estrutura o Wilderness Medicine Institute - WMI, cujos treinamentos ministrados preparam os estudantes para o domínio das técnicas de primeiros socorros e rápida tomada de decisões, o que em situações de risco faz toda a diferença entre sobreviver ou não.
Pois com grande satisfação a NOLS já está no Brasil e tive o privilégio de participar da primeira série de cursos tratando de Primeiros Socorros em Áreas Remotas (Wilderness First Aid - WFA with RCP), ministrado em entre 11 e 13/12 pelo excelente instrutor Átila Monteiro no Comando Ambiental da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.
O curso que confere certificação internacional válida por dois anos foi trazido ao Estado por Elton Fagundes, da Stonehenge Alpinismo Industrial e da turma participaram socorristas, bombeiros voluntários, militares, montanhistas, jornalistas, professores de educação física e canionistas da ACASERGE - Associação Cânions da Serra Geral, com intensas atividades práticas e teóricas. No programa itens como sistema de avaliação do paciente, ressucitação cardiopulmonar,uso de desfibrilador, lesões na coluna vertebral e cabeça, choque, hemorragia e ferimentos, lesões nos ossos, articulações e músculos, bem como emergências relacionadas ao calor, hipotermia, raios e animais peçonhentos.
Ao final do curso ficou a certeza de termos um treinamento de primeira qualidade atendendo a protocolos internacionais de socorro e a segurança de estarmos habilitados para melhor prestá-los em situações de risco e emergência em áreas remotas e urbanas também.
Evidentemente que ao final não poderia faltar uma confraternização no melhor estilo gaúcho e o compromisso da NOLS de trazer ao Estado os módulos avançados do curso de primeiros socorros e também de aplicação de técnicas de impacto mínimo em atividades junto à natureza.
A canionista Tatiana Azevedo Bastian Bressel, da Associação Cânions da Serra Geral - ACASERGE, com sede em Porto Alegre/RS, foi escolhida pela Revista SulSports a atleta feminina do ano em esportes de aventura conforme anúncio feito no último dia 9.
Para quem não sabe, a Associação Cânions da Serra Geral é referência internacional e pioneira no Brasil no desenvolvimento do Canionismo e será a entidade organizadora do Encontro Internacional de Canionismo em 2012 que ocorrerá no Rio Grande do Sul.
A escolha se deu em função do conjunto de feitos praticados pela Tati, amiga de muitos anos e parceira de inúmeras aventuras, e traz grande visibilidade para esta atividade desportiva altamente técnica e ainda tão pouco conhecida da maioria das pessoas.
Parabéns, Tati, por esta belíssima conquista para ti, para a Acaserge e para o canionismo gaúcho!!
Mais informações e imagens veja no no site da Guria Adrenalina - http://www.finalsports.com.br/03/blog_guria/?p=1420
Pois bem, o XTerra é o maior festival de esportes outdoor do mundo e está presente em 17 países com mais de 150 etapas no mundo. Na sua quinta edição no Brasil, com 15 etapas durante o ano em diferentes partes do país, a competição reuniu mais de dois mil atletas entre homens, mulheres e crianças, em cinco provas diferentes: Triathlon, Swim Challenge, Trail Run, Kids Triathlon e Kids Running.
Neste forma único o XTerra Brazil (sim, é com "z" mesmo) propõe um envolvimento de toda a família, contando com grandes patrocinadores e apresentando uma proposta de estilo de vida baseada em segurança, saúde, turismo, meio ambiente e esporte.
Sua origem remonta a 1996, como um duelo entre triatletas e praticantes de moutain bike, na Ilha de Maui, Havaí. Hoje, uma vez ao ano, os triatletas retornam ao berço da competição em Wailea, na ilha de Maui, para disputar a final no XTerra World Championship, no qual o Brasil é uma das 17 etapas classificatórias do circuito mundial de triathlon, o XTerra Global Tour.
Como um dos objetivos deste que é um dos maiores circuitos de competição do mundo é unir a prática esportiva sustentável com o trato respeitoso com a natureza, os organizadores procuram realizar as provas em lugares de importância cultural e natural, estimulando a preservação do ambiente por meio de diversas ações de conscientização do público e participantes nos locais de competição.
Depois de ter estado na penúltima etapa em Ouro Preto/MG, recebi novo convite da Manoela Penna, da Midia Guide e responsável pela assessoria de imprensa da competição, agora para participar da final brasileira em Tiradentes e São João del Rei, Minas Gerais.
Como é a regra em competições do estilo, a tarefa da imprensa de cobrir os eventos e estar sempre bem posionada em relação aos atletas é difícil e bastante cansativa. Isto porque os competidores não param e boa parte do do circuito transcorre em locais de difícil acesso. Ainda assim é uma das oportunidades onde trabalho e lazer se confundem e nos momento de espera da passagem dos competidores sempre se pode aproveitar para conhecer lugares diferentes e trocar experiências com os gente de outros cantos do país e mesmo do exterior.
Antes de inserir algumas das fotografias que captei em Tirandentes e São João del Rei, vejam aí a entrevista que eu e a Karina demos para um programa muito descolado da televisão carioca justamente sobre a atuação da imprensa em corridas de aventura.
Os meus 3 segundos de fama na telinha estão a partir do tempo 1:58 do vídeo...
Em postagem que fiz no último dia 9 de novembro falei sobre o vídeo que conta em pouco mais de 2 minutos a história de vida do meu amigo Elton Fagundes, montanhista gaúcho e um grande empreendedor (veja em http://terra-australis-br.blogspot.com/2009/11/inspire-se.html).
Pois é, Elton e a Bailarina foi o vencedor do Festival Olympikus.Mov de vídeo online 2009, tendo a inspiração como tema e concorrendo com outros 82 trabalhos.
Elton e Aline, parabéns pela vitória mais do que merecida e o emocionante exemplo que vocês estão construindo!
"Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos.
Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.
A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.
E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"
(Fragmento de "Amigos ", de Vinícius de Moraes)
Fotografar é um hobby que trago desde a infância, quando ganhei aos 10 anos de idade a minha primeira câmera, uma Kodak Instamatic. De lá prá cá já são três décadas praticando, com muito mais erros do que acertos mas, acima de tudo, sempre me divertindo.
Quando considerado da perspectiva do observador, o ato de fotografar é solitário, introspectivo, pessoal e único. Pelo menos assim pensei durante muito anos até encontrar a minha "turma", quando meu antigo hobby ganhou nova dimensão.
São amigos de fé, sempre dispostos, bem humorados, despreendidos e para quem a alegria de estarmos juntos para mais uma viagem se sobrepõe às dificuldades pessoais, agruras do meio ambiente e até às piores previsões meteorológicas...
Gustavo Gonçalves
Egon Filter
Renato Grimm
André Nery
Se ao final poucas imagens poderão ser levadas para casa, com certeza a parceria em mais uma aventura terá valido todo o esforço para enfrentar a chuva, o frio, o vento, os mosquitos, a lama, os atoleiros, o calor e tudo o mais que o convívio com a natureza generosamente nos proporciona!
Estes são os grandes prêmios que nos fazem sentir vivos e querer sempre voltar à caça de novas imagens e histórias que, quem sabe um dia, ao pé de uma fogueira como as tantas que fazemos, muito divertirão nossos netos...
Dedicado aos meus parceiros de toda hora André Nery, Antonio Rivelli, Egon Filter, Gustavo Pauletti Gonçalves, Fábio Albuquerque e Renato Grimm.
Fotografias tiradas no litoral sul do Rio Grande do Sul com uma Canon EOS-1 D.
O Festival Internacional de Balonismo de Torres/RS já é um programa anual clássico para quem gosta de fotografar, geralmente coincidindo com os feriados da Páscoa.
Com um pouco de papo e jogo de cintura não é difícil conseguir uma "voltinha" em algum dos balões durante os intervalos das competições.
A cada ano aumenta o número de participantes e, por sorte, os horários preferidos pelos balonistas em razão das correntes de ar são os mesmos nos quais os fotográfos encontram as melhores luzes: pela manhã bem cedo e no finalzinho da tarde.
O campeonato é composto de várias provas com percursos a serem percorridos e os locais de largada e chegada são determinados pela direção do vento.
Já acompanhei vários festivais e em uma destas ocasiões calhou de estar muitíssimo bem posicionado ao lado do local de largada dos balões, bem ao entardecer, à margem do Rio Mampituba. Os balões cercados de curiosos eram aplaudidos um a um conforme decolavam do solo conforme as fotos que vocês estão vendo.
Recebo do Elton Fagundes este link para um vídeo muitíssimo legal que está concorrendo no Festival Olimpikus de Vídeo Online 2009.
Conta um pouco da vida real deste cara batalhador que transformou seu destino ao deixar-se guiar por duas paixões: o montanhismo e uma bailarina!
Vejam aí o convite dele:
"Salve galera da montanha!
Este é um vídeo que concorre a um prêmio nacional, onde fala um pouca da minha historia e do montanhismo.
Não estou ganhando nada com isto , mas o pessoal da produtora tá concorrendo, se ganhar será mostrado em 10 festivais pelo Brasil.
Ganhando será apresentado em vários locais e mostrar o montanhismo mais uma vez, divulgando nosso esporte.
O vídeo foi gravado no Itacolomi.
Se a galera puder divulgar, assistir e ( fazer um comentário ao qual é muito importante) e dar uma força!
Agradecemos
Elton Fagundes e Aline."
De auxiliar de padeiro ao prêmio Prêmio Empreendedor de Sucesso 2008 da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Fundação Getulio Vargas (FGV) com a Stonehenge, sua empresa de alpinismo industrial, Elton é gente que faz!
Meu gurú, estou torcendo por ti!
São só 2min50s de vídeo no YouTube e está de arrepiar. Confiram e deixem seus comentários!
Mario Benedetti (1920-2009) foi poeta, escritor e ensaísta. Considerado um dos principais autores do Uruguai, escreveu mais de 80 livros de poesia, romances, contos e ensaios, assim como roteiros para cinema.
Comecei a lê-lo por influência de minha querida amiga Mónica Villarroel durante um dos seus tantos périplos pelo Cone Sul. Em sua lembrança reproduzo um dos nossos textos favoritos.
Piedritas en la ventana
De vez en cuando la alegría tira piedritas contra mi ventana quiere avisarme que esta ahí esperando pero me siento calmo casi diría ecuánime voy a guardar la angustia en un escondite y luego a tenderme la cara al techo que es una posición gallarda y cómoda para filtrar noticias y creerlas quien sabe donde quedan mis próximas huellas ni cuando mi historia va a ser computada quien sabe que consejos voy a inventar aun y que atajo hallare para no seguirlos esta bien no jugare al desahucio no tatuare el recuerdo con olvidos mucho queda por decir y callar y también quedan uvas para llenar la boca esta bien me doy por persuadido que la alegría no tire mas piedras abriré la ventana.
Mario Benedetti
Em complemento a este poema, assista ao video com uma coletânea de textos de Mario Benedetti:
Finalmente estréia no Canal Futura, na TV Unisinos e, em breve, na Globo Internacional, o documentário do Programa Adrenalina sobre a travessia completa de um dos cânions mais técnicos do Brasil.
O apoio técnico e condução foi totalmente prestado pela Associação Cânions da Serra Geral - ACASERGE conforme blog que já postei aqui.
Veja abaixo no release do progama os detalhes da transmissão para os canais de televisão.
- x - x - x -
P.S.: Quer ver o episódio completo? Então curta abaixo!
Depois de uma noite refrescada pela garoa e com o aroma tropical da vegetação recém-molhada no ar, sob um sol de primavera vou para a disputada largada da prova de 45 quilômetros de mountain bike enquanto passo por grupos de ciclistas já aquecendo para a competição.
Como hoje a prova é só de ciclismo há uma multidão participando, desde crianças, idosos, iniciantes e amadores, até atletas profissionais e olímpicos.
Sem me preocupar com identidades vou fotografando a esmo, expressões, imagens coloridas, júbilo, esforço e alegria.
Deixo aí algumas escolhidas para vocês.
Gostou? Quer mais? Então se delicie abaixo com o vídeo oficial do XTerra Brazil Etapa de Ouro Preto!