quarta-feira, setembro 22, 2010

Lugarzinhos/Serra Gaúcha: Canela, um camping ao velho estilo

 
Vai aqui uma dica de cocheira, daquelas que o tratador do cavalo de corrida passa em segredo só para o seu apostador de confiança...

Aproveitando o feriadão de 20 de Setembro, data em que os gaúchos celebram a Revolução Farroupilha - cuja importância local supera, em muito, o 7 de Setembro - saí em busca de paz e sossego rumo à cidade serrana de Canela, a 120 Km de Porto Alegre.

Precisava de folga, sombra e água fresca. Desta vez, nada de camping selvagem ou extenuantes atividades outdoor, afinal, ninguém é de ferro.

Se os hotéis e pousadas já estavam há muito com as reservas lotadas em face da temporada de inverno, isto pouco me importou pois levei na camionete minha casa inteira: barraca, saco de dormir, laterna, apetrechos de cozinha, um bom livro e uma garrafa de vinho.

A tiracolo, minha esposa, enteada e amigos chamados a dedo. Pronto, o feriado estava garantido!

O local escolhido foi o tranquilíssimo camping de Canela/RS, pertencente à rede do antigo Camping Clube do Brasil, o CCB.

Conheci o CCB - Canela quando acampava com meus pais, ainda criança, então localizado no que hoje é a área do Parque Estadual do Caracol. Com a readequação no parque nos anos 80 o camping foi transferido para um local próximo, exatamente onde está até hoje.

Depois de tanto tempo eu o redescobri no ano passado, meio por acaso, sobrevivendo valente em meio ao turismo de massa estilo CVC e à avalanche da arquitetura kitsh que assola com seus duentes e papais-noéis de fibra de vidro as cidades de Gramado e Canela. Ali, nesta Disneworld germano-tupiniquim onde há muito o Natal dura os 12 meses do ano, tudo gira em torno do comércio turístico, os preços são absurdos, com pouquíssimas alternativas de atividade para quem busca um convívio mais puro com a natureza.

Nesta minha nova fase "contemporânea" de usufruto do local, diferente do grande movimento nos anos 80 que ainda guardo na memória, a surpresa foi enorme: Carnaval 2009 - 5 famílias; Páscoa 2009 - 3 famílias; Feriado Farroupilha 2010 - 1 família (a minha)!

Longe de ser um incômodo, esta é a garantia de sossego em um lugar de 10 hectares absolutamente aprazível, repleto de largos gramados em meio à sombra de um bosque de araucárias e semi-circundado por um riacho de águas cristalinas.

Apesar da estrutura física estar implorando por uma reforma, o camping conta com instalações-padrão do Camping Clube do Brasil, energia elétrica 220v, dois pavillhões de banheiros (01 desativado) com tanques, pias e chuveiros quentes à gás, campo de futebol gramado, pavilhão de lazer com churrasqueira, mesas, freezer horizontal e fogo de chão (apesar de estar sendo utilizado como garagem de carros), cancha de bocha, playground, churrasqueiras cobertas, bosque de araucárias, riacho e piscina natural.


Sendo cada vez mais raros os lugares onde se pode usufruir do campismo puro como atividade de lazer, sem o bate-estaca de rádios automotivos, confesso que fiquei em dúvida entre divulgar esta barbada ou guardar egoisticamente a carta na manga, só para mim e para os amigos de fé.

Todavia, temeroso que um dia seja fechado por absoluta falta de viabilidade econômica e consciente de que outros como eu também podem estar procurando um bom e velho camping à moda antiga, entendi que mais vale ter vários - e comportados - vizinhos na volta do que perder a oportunidade de frequentar este raro local.

Então fica aí esta dica para vocês!





Para chegar basta seguir até Canela/RS e tomar a RS-01, a estrada que segue para o Parque Estadual do Caracol. O camping está a 6 Km do centro da cidade e o acesso possui apenas 1 Km de estrada não asfaltada, transitável por qualquer tipo de veículo.

O camping está aberto durante todo o ano e os contatos podem ser feitos com o guarda-camping Mello ou com o zelador Volnei. Não precisa reservar antes.

Como sempre, tratando-se de clima serrano, com possibilidade de frio inclusive nas noites de verão, não esqueça de levar agasalhos e repelente de mosquitos, bastante abundantes em tempo quente por conta da proximidade com a mata e o curso d´água.

Abaixo o mapa de acesso e bom proveito para vocês!


(Fonte: CCB)

Coordenadas para GPS: S29.32112 W50.84534

Telefone para contato: (54) 3278-3321

Veja outras informações aqui.

Todas as fotografias desta postagem são de autoria de João Paulo Lucena, com direitos autorais reservados, à exceção da imagem do Mini-Mundo de Gramado/RS, livremente disponibilizada na Wikipédia.

4 comentários:

  1. otima dica, quando acampei ali no carnaval desse ano tb estava vazio. outro bom lugar por ali eh o parque dos paredoes, que alem da vista dos paredoes tem 2 trilhas de 40-50min

    ResponderExcluir
  2. João, obrigada pela dica. Estávamos há um tempo planejando acampar por lá mas no site da CCB faltam informações.
    Abraços,
    Diana e Fabiano
    www.nossoguiadecampings.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diana e Fabiano, estou retribuindo a visita que fizeram ao meu blog terra-australis-br.blogspot.com. Como vocês também considero que o campismo é uma maneira de viajar, um modo de lazer mais simples junto à natureza, e não uma opção de hospedagem barata. Pratico desde que bebê, com meus pais, e hoje levo meus filhos para acampar. Uma sugestão: as impressões de vocês quanto aos campings poderiam ser um pouquinho só mais completas. Quando saio para acampar com barraca, a primeira coisa que considero é se no local há sombra! É algo essencial, pois não há coisa mais sem graça e desconfortável do que armar uma barraca em pleno sol, sem proteção alguma. No futuro, se vocês pretendem que o blog de vcs seja de fato um guia de camping atualizado, estendam um pouco mais os comentários de vocês! Grande abraço e continuem assim. Já me cadastrei no blog de vocês e pretendo acompanha-lo. Abraço!

      Excluir
  3. Fui hoje 05/01/2014 até lá, já que moro em Porto Alegre, para conhecer o local antes de me aventurar. Achei o lugar muito bacana, muito verde, muita sombra e uma estrutura geral muito boa, mas por ter baixa frequencia carece de maiores cuidados. O Sr Melo, responsável há mais de 32 anos pelo local é uma pessoa bacana e tem feito tudo para manter tudo da melhor forma possivel. O local é fácil de encontrar. A partir da avenida que liga canela a gramado, entre na rodovia RS466 ( pra quem sobe pra canela fica à esquerda e logicamente descendo a direita ). Basta observar a sinalização que indica o Parque do Caracol, entre e siga por aproximadamente 5 km. Há uma placa grande indicando CCB RS-01 que fica no lado direito da Rodovia RS466; entre e siga por aprox 1,2 Km e então chega-se no camping cuja entrada fica à esquerda desta estrada de chão batido. Há um totem alto com o desenho das tres ocas caracteristicas do Camping Club do Brasil. É bom pra relaxar, natureza pura. Não tem comércio próximo. É bom levar um cabo de luz extenso, para poder escolher com mais facilidade o local pra ficar, já que devido à extensão, os pontos de luz ficam distantes uns dos outros. Têm um riacho que passa ao fundo dá área, onde inclusive muitos armam suas barracas ou colocam trailers. Junto ao riacho foram feitas duas piscinas naturais que permitem aos campistas se banharem sem precisar sair do camping. Tem uma cancha de bocha muito boa, gramado com goleiras pra jogar bola, quiosques com churrasqueiras. A arborização intensa permite a colocação de rede pra descanço. Achei o lugar muito bonito e recomendo para aqueles que gostam do contato instenso com a natureza, como eu.

    ResponderExcluir