segunda-feira, janeiro 25, 2010

Náutica/Fotografia: Velejando no Guaíba - "Tranquilo", um refúgio na Ponta Grossa



Com uma boa previsão de tempo e vento para o final de semana, embarcado no Tethys rumei para um pernoite no local chamado de "Tranquilo", uma prainha na costa norte da Ponta Grossa, pequena península que avança sentido leste-oeste sobre o Rio Guaíba, em Porto Alegre.


(Foto acima por Ana Karina Belegantt)



Bastante afastada do centro da cidade, a Ponta Grossa é recoberta por uma exuberante vegetação nativa e está na zona rural de Porto Alegre, sendo ocupada basicamente por sítios e sedes sociais de clubes e associações.

Consta inclusive que um sítio pré-histórico de ocupação guarani já foi localizado nesta área (Vide http://plaza.ufl.edu/dmcosta/Downloads/Costa_2001.pdf), sendo a mesma uma referência geográfica constante em antigas cartas topográficas e náuticas desde o século XVI.


Dentre os navegadores do Guaíba a península também é bem famosa por oferecer um conhecido perigo à navegação, as perigosas "Baleias da Ponta Grossa", afloramentos de granito similares aos da Ilha das Pedras Brancas (Presídio), Ilhota da Piava e outras e que servem de pouso para bandos de biguás durante os dias de verão.

Como vizinhos ninguém além do veleiro Easy Wind, o sussurro da brisa e o marulhar do rio nos costados do Tethys.



A tarde quente garantiu um banho de rio e um entardecer como sempre surpreendente para quem conhece o famoso pôr-do-sol no Rio Guaíba...




Para captação de todas estas imagens foi utilizada uma câmera Canon G9. Fotos João Paulo Lucena. Proibida reprodução desautorizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário