sexta-feira, janeiro 01, 2010

Rally: Começa o Dakar 2010 - O desafio do Atacama!

Com um traçado total de 9.030 quilômetros, foi dada hoje a largada em Buenos Aires do clássico Rally Dakar, a mais famosa competição do gênero no mundo, agora na sua 32ª edição e pela segunda vez na América do Sul e que terá seu pódio final no próximo dia 17 de janeiro.

Nascido na África em 1977 a partir da idéia do piloto francês Thierry Sabine que havia se perdido nos desertos da Líbia enquanto participava do rally Abidjan-Niza, a rota inicial partia de Paris para alcançar Alger, passando por Agadez e finalizando em Dakar. Durante 30 anos o rally cresceu constantemente em importância, participação e prestígio, qualificando-se hoje como a mais difícil prova do mundo.

Depois de um atentado terrorista que vitimou franceses e mauritanos, a edição de 2008 da prova foi cancelada às vésperas da sua largada, então em Lisboa, levando a organização a buscar uma região do mundo mais segura para a competição. Assim, em 2009 o Dakar se transformou em uma competição internacional nômade tendo como palco os desertos do mundo.

Considerado o Everest dos rallies, mais do que uma simples competição de velocidade o Dakar exige capacidades de navegação e pilotagem fora-de-estrada excepcionais, mesclando rigor físico, velocidade e exigências técnicas. Dele participam motocicletas, quadriciclos, carros e caminhões. Subir ao pódio do Dakar pode significar para um piloto o prêmio de uma vida inteira por tudo aquilo que a competição representa.

Se em sua primeira versão latinoamericana o Dakar escolheu os desertos argentinos, agora em 2010 percorrerá com ênfase o território chileno. O deserto de Atacama será o ponto culminante da prova, impondo aos competidores grandes dificuldades, regularidade e extrema atenção do início ao final da prova, onde um erro mínimo pode significar a perda derradeira de uma posição ou um acidente fatal.

A exposição na mídia do Dakar é impressionante. Em 2009 as suas imagens foram transmitidas para 189 países, recebendo a cobertura por parte de mais de 300 meios de comunicação!

O acompanhamento da competição poderá ser feito pelo site oficial em cinco línguas no link http://www.dakar.com/es/DAKAR/2010/directo.html e abaixo você confere o traçado da prova (compare com o trajeto de 2009 em http://terra-australis-br.blogspot.com/2009/01/dakar-no-cone-sul-frica-aqui.html):

A proximidade do Dakar com nosso país vem facilitando a presença de pilotos brasileiros e em 2010 vários participarão da prova.

São eles: Rodolpho MATTHEIS (KTM), Carlos Ambrosio (Honda), Bernardo BONJEAN (Husaberg), Tiago FANTOZZI (KTM), Vicente DE BENEDICTIS NETO (KTM), Antonio SEQUEIRA (KTM), Carlo Giovanni COLLET JÚNIOR (CAN-AM), Mauricio Jose NEVES e Clecio MAESTRELLI (VOLKSWAGEN), Jean DE AZEVEDO e Youssef HADDAD (MITSUBISHI), Klever KOLBERG e Giovanni Lima GODOI (MITSUBISHI), Julio BONACHE e Lourival ROLDAN (MITSUBISHI), Reinaldo Marques VARELA e Erley AYALA (MITSUBISHI), Sven FISCHER e Joao STAL (MITSUBISHI), Sergio WILLIAMS e Rodrigo KONIG (JEEP) e Maykel JUSTO (TATRA).

Vamos todos torcer por esta galera!!

Não deixe de assistir o sensacional vídeo oficial do Dakar 2010:

Nenhum comentário:

Postar um comentário