quarta-feira, 23 de março de 2011

Vela: Porto Alegre, berço de navegantes

Regata Cidade de Porto Alegre - 20 de abril de 2011

No final de semana de 19 e 20 deste mês acompanhei como fotógrafo as gravações do Programa Adrenalina tendo como tema a vela no Rio Grande do Sul, especificamente em Porto Alegre.

Pouquíssima gente sabe - inclusive e vergonhosamente os próprios portoalegrenses - que a sua cidade é um dos principais pólos de formação de velejadores no Brasil e no mundo em função dos investimentos e incentivos privados feitos pelos clubes náuticos.

São três os principais: Clube dos Jangadeiros, Veleiros do SulIate Clube Guaíba, todos eles, por curiosidade, fundados por uma mesma pessoa - Leopoldo Gayer.

A formação de velejadores está disponível para qualquer pessoa, em qualquer condição física e idade, a partir dos 4 anos. É um mito pensar que a vela como esporte e atividade de lazer é algo que vem de tradição familiar ou profissão. Muito pelo contrário!

Algumas escolas se destacam de forma muito especial como a Barra Limpa (Jangadeiros) e a Minuano (Veleiros do Sul), sendo que seus cursos não ficam restritos aos associados mas também são abertos ao público.

As condições climáticas do sul, em especial durante o inverno, também são importantes para o preparo de velejadores de águas nacionais e internacionais, principalmente aqueles de longo curso como André Fonseca, o Bochecha, que inclusive tripulou o Brasil 1 na Ocean Volvo Race ao redor do mundo sob o comando de Torben Grael.

Na minha formação náutica tive oportunidade de frequentar ambos os centros de instrução, tendo seguido os cursos básicos e a habilitação de Arrais Amador no Veleiros do Sul e as especializações como Mestre e Capitão Amador no Clube dos Jangadeiros.

Por este e outros motivos como a estrutura impecável disponível e uma já longa tradição marinheira Porto Alegre tem recebido competições internacionais de caráter mundial, sendo uma das sedes de treinamento da equipe olímpica brasileira, no Clube dos Jangadeiros.

No documentário do Programa Adrenalina que irá ao ar no segundo semestre deste ano no Canal Futura e na Globo Internacional será dado um enfoque aos dois grandes ramos da vela: a de cruzeiro e a de competição. Assim, no sábado acompanhei uma belíssima velejada pelas águas da Ponta Grossa, no Rio Guaíba, acompanhando o Comandante João Baptista Beck Pinto, o Tita, comandante do veleiro Delta 36 Arraia Manta, junto com o respeitadíssimo velejador Ricardo Secco Hofmeister, o Ferrugem.

No domingo, já em clima de competição, participei da XVII Copa Cidade de Porto Alegre no Manatee, um veleiro de 35 pés do Comandante Roberto Bins Ely e que já pertenceu, inclusive, à célebre Família Schurmann. Da competição participaram 42 barcos da classe oceano e 160 velejadores em um lindo dia com vento predominate sul na média de 13 nós.

Curtam aí algumas imagens do magnífico final de semana!

Velejando em cruzeiro no Arraia Manta, do Comandante João Baptista Beck Pinto...

O Arraia Manta rumo à Ponta Grossa - Rio Guaíba - Porto Alegre
Equipe de gravações do Adrenalina recebeu apoio dos clubes náuticos Veleiros do Sul e Jangadeiros
Léo Sassen fazendo as tomadas subaquáticas com a câmera GoPro
O sempre belo entardecer no Rio Guaíba
Velejando no Manatee do Comandante Roberto Bins, na XVII Copa Cidade de Porto Alegre (veja os resultados da competição AQUI) ...
















Grandes emoções e muito espírito competitivo à bordo do Manatee. Quem pensa que velejar é moleza está redondamente enganado...

Navio cargueiro passa rente ao Manatee durante a XVII Copa Cidade de Porto Alegre




 


A final da competição é dar entrevistas e esperar a merecida premiação....

Comandante Roberto Bins Ely, do Manatee, 3º lugar na regata em solitário
A tripulação do Manatte com Ana Karina Belegantt, do Adrenalina
André "Bochecha" Fonseca, Ana Karina e Francisco "Chico" Freitas, Vice-Comodoro Esportivo
do Clube dos Jangadeiros
A equipe do Adrenalina: Léo, Débora, Ana Karina e, ao fundo, Ângelo
  
Pôr-do-sol no Rio Guaíba a partir da  ilha do Clube dos Jangadeiros
 IMAGENS: Utilizei uma câmera Canon EOS-1D Mk II e conjunto de lentes de 17 a 400 mm. Direitos reservados para o autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário