quinta-feira, março 03, 2011

Náutica: Relíquias do Titanic exibidas em Porto Alegre, Curitiba e Brasília

O Titanic em Southampton. Foto: Internet

No próximo dia 17 de março uma exposição de relíquias autênticas do Titanic e dos seus passageiros será inaugurada em Porto Alegre, parte de uma tournée mundial com passagem por apenas três cidades do Brasil. Após a capital gaúcha ela seguirá para Curitiba e Brasília).

A mostra denominada "Titanic: A Exposição - Objetos Reais, Histórias Reais" contará com 243 objetos resgatados do fundo do mar e já foi vista por 22 milhões de pessoas, enfocando desde a construção do navio, a vida a bordo, o naufrágio e a redescoberta do Titanic.

Apesar da tragédia humana onde morreram 1523 passageiros em 14 de abril de 1912, o afundamento daquele que já foi considerado o maior e mais seguro navio do mundo constitui um fato histórico e a exposição será uma oportunidade ímpar para os interessados em temas náuticos e para o público em geral.

Consta que ao todo pelo menos 5.550 objetos históricos foram resgatados do Titanic e boa parte deles compõe exposições intinerantes como esta, havendo várias ações judiciais no exterior discutindo a titularidade quanto aos direitos sobre os objetos trazidos do navio.

A RMS Titanic, Inc. é empresa por trás das exposições no Brasil é conforme uma decisão da justiça federal dos EUA de 1994 é hoje a única autorizada a explorar o despojos do Titanic, tendo organizado as expedições que resgataram a totalidade das relíquias que circulam pelo mundo.

A exposição em Porto Alegre será realizada no Barra Shopping Sul, Av. Diário de Notícias, 300, a partir do dia 17 de abril e os ingressos custarão R$ 40,00, com descontos para estudantes e terceira idade.


Foto: Divulgação

Trabalhos de resgate do Titanic. Foto: Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário