domingo, setembro 04, 2011

Espeleologia/Chapada Diamantina: Nos subterrâneos da Bahia 1

Raio de luz na Caverna do Poço Encantado. Chapada Diamantina/BA
Foto: João Paulo Lucena

Pessoal, nesta semana estréia o primeiro dos dois episódios sobre as grutas e mergulhos subterrâneos na Chapada Diamantina, onde estive em abril deste ano acompanhando como fotógrafo outdoor o Programa Adrenalina.

Na ocasião tive o privilégio de captar uma imagem muito difícil, não só pela técnica necessária de fotografia em baixa luz dentro de cavernas, mas também pelo fato de que somente em alguns dias do ano é possível ver o raio de luz que adentra a Gruta do Poço Encantado, iluminando um maravilhoso lago subterrâneo (imagem acima).

Seguem algumas fotografias da viagem, dois pequenos clips e o release do episódio que vai ao ar no Canal Futura (Sky 8 e Net 32) nesta quarta-feira, às 21h00, repetindo no domingo às 4h30 e às 17h30 e na segunda-feira às 20h00.

Gruta da Pratinha - Chapada Diamantina
Foto: João Paulo Lucena
Caverna do Poço Azul - Chapada Diamantina
Foto João Paulo Lucena

Caverna do Poço Azul - Chapada Diamantina
Foto João Paulo Lucena

Caverna do Poço Azul - Chapada Diamantina
Foto João Paulo Lucena

Caverna do Poço Encantado - BA
Foto: João Paulo Lucena
"RELEASE EPISÓDIO  4 -  GRUTAS DA CHAPADA DIAMANTINA - Localizada no coração do estado da Bahia, a Chapada Diamantina oferece diversos locais para visitação, entre eles, o poço Encantado e o poço Azul, locais de rara beleza que devem ser preservados.
       O Programa Adrenalina vai ao poço Encantado que fica no município de Itaitê e é um dos locais mais lindos do mundo! Durante os meses de abril até setembro entra na gruta um raio de sol, que dá um grande espetáculo. A luz do sol consegue mostrar a profundidade de quase 60 metros do poço numa água cristalina e azulada, um momento mágico. Foi descoberto no poço o Peixe Gato, uma espécie rara, sem pigmentação e sem sistema ocular, única no mundo, que recebeu o nome científico de Rhamdiospsis krugi em homenagem ao seu descobridor, o guia de turismo Luiz Krug .
      Depois a equipe do Programa Adrenalina chega ao poço Azul, com águas cristalinas e transparentes. Os apresentadores fazem um mergulho de flutuação e com coletes e máscaras de mergulho observam emocionados um local cheio de mistérios. No poço Azul já foram descobertos cerca de 3 mil unidades de fósseis de animais pré-históricos como a Preguiça Gigante, Tigre Dente de Sabre, Mamute, Hipopótamo e ossos humanos de 3 à 6 mil anos.
       Na segunda parte do programa, a equipe do Programa Adrenalina vai ao município de Lençóis e faz um trekking até a Gruta do Lapão, uma das maiores do Brasil e um dos locais mais visitados da Chapada Diamantina. Lá, fazem um rapel emocionante de 50 metros descendo até o interior da Gruta. Logo em seguida, eles têm um novo desafio, vão ao Parque Municipal da Muritiba, onde antigamente existia muito diamante, e escalam as rochas de conglomerado da via Café com Leite.
Informações :

FORA DA TRILHA ESCALADA: www.foradatrilha.com.br
CHAPADA CONVENTION BUREAU: www.chapada.org
NAS ALTURAS ATIVIDADES DE MONTANHA: www.nasalturas.net
CHAPADA ADVENTURE: www.chapadaadventure.com.br
VENTURAS E AVENTURAS: 
www.venturas.com.br"



Nenhum comentário:

Postar um comentário