sexta-feira, julho 15, 2011

Náutica: Submarino alemão da II Guerra Mundial é localizado em Santa Catarina

U-Boat. Fonte: Lock the Welder

Durante a II Guerra Mundial estima-se que pelo menos 11 submarinos alemães tenham afundado em águas brasileiras, especialmente quando da grande ofensiva de 1943 feita por Hitler nas águas do Atlântico. 

Também conhecidos como U-Boats, depois de 68 anos no fundo do mar o primeiro deles - o U-513 -também chamado de o "Lobo Solitário" foi finalmente localizado por uma equipe de pesquisadores do Instituto Kat Schürmann e da Universidade do Vale do Itajaí, nas proximidades de São Francisco do Sul (SC).

Sem dúvida trata-se de um evento histórico e o submarino encontrado, cujas coordenadas exatas ainda foram reveladas a fim de protegê-lo de saqueadores, está a 75 metros de profundidade, o que significa que será um dos raros naufrágios desta natureza acessível a mergulhadores.

O Submarino - O U-513 era um submarino de longo alcance do tipo IXC, lançado em 1941 e representava um dos maiores exemplos do grande avanço da tecnologia alemã de batalha. Sua missão na costa brasileira era vigiar e atacar as embarcações na rota Rio de Janeiro-Buenos Aires.


Fonte: Revista Época
Para se ter uma idéia o que representava esta máquina de guerra em 1941 quando foi construída, basta considerar que o primeiro submarino totalmente brasileiro, o "Tamoio", foi lançado somente em 1993 e, portanto, mais de meio século depois do U-513.

O U-513 parte da sua base na França. Fonte: Revista Época


U-513. Fonte: The Battle of Bell Island
Em junho de 1943, o U-513 patrulhava a rota Buenos Aires-Rio de Janeiro com a missão de afundar qualquer navio aliado.

Depois de torpedear pelo menos três navios em águas brasileiras, no dia 19 de julho de 1943 o avião Martin PBM Mariner do Esquadrão VP-74/P5, comandado por Roy S. Whitcomb e operando em apoio ao navio de guerra americano USS Banergat, localizou o submarino e o atacou com cargas de bombas.

Atingido na popa de forma irreparável o U-513 afundou imediatamente, salvando-se apenas os tripulantes que estavam na ponte e no convés superior.

O hidroavião Martin PBM. Fonte: Uboatarchive.net

Interior do Martin PBM. Fonte: Uboatarchive.net
A sequência de imagens a seguir foi captada a partir do avião de ataque e tida como do afundamento do U-513:




Fonte: História de Iguape
As próprias aeronaves de patrulha lançaram botes salva-vidas e os sobreviventes foram recolhidos pelo navio USS Barnegat, integrante da força norte-americana enviada para deter o U-513. Da tripulação de 54 homens, somente foram encontrados, incluindo o capitão Friedrich Guggenberger que ficou bastante ferido.

USS Banergat recolheu os sobreviventes do U-513 - Fonte: Uboatarchive.net

Cargueiro "Tutoya", torpedeado pelo U-513 na costa brasileira em 1943.
Fonte: História de Iguape

O cargueiro norte-americano Elihu B. Washburne, outra embarcação afundada pelo U-513 em águas brasileiras.
Fonte: Fundação Mar
Apenas um colete salva-vidas que chegou à costa poucos dias depois foi o que sobrou do U-513. Já os relatórios confidenciais do ataque, do resgate da tripulação e dos interrogatórios dos prisioneiros alemães estão integralmente disponíveis na internet no site UBoat Archive, uma interessante leitura para os apreciadores do tema.

Marinha Brasileira na guerra anti-submarino.
Fonte: Wikipedia
O Comandante - O Capitão do submarino Friedrich Guggenberger merece uma história à parte.

Friedrich Guggenberger.
Fonte: Wikipedia
Com apenas 28 anos quando o U-513 foi afundado no Brasil, já possuía importantes condecorações e uma extensa folha de serviços prestados à Marinha alemã. Herói de guerra no seu país, foi o responsável pelo afundamento de inúmeros navios e do poderoso porta-aviões inglês HMS Ark Royal, nas cercanias de Gibraltar.

Depois de capturado Guggenberger foi levado para os Estados Unidos para interrogatórios. Lá fugiu duas vezes dos campos de prisioneiros, até ser transferido para a Alemanha e lá libertado em 1946. 

Após a guerra formou-se em arquitetura e voltou à Marinha em 1956. Mesmo tendo sido prisioneiro de guerra nos EUA, esteve de novo naquele país para cursar a Naval War College em Newport, EUA, tendo chegado ao posto de Contra-Almirante e de comandante das forças da OTAN.

Aposentou-se em 1972 e em 13 de maio de 1988 desapareceu misteriosamente durante um trekking em um bosque, tendo seu corpo sido encontrado somente dois anos depois.

Emblema do U-513.
Fonte: U-Boat.Archive
Projeto de pesquisa - O descobrimento do submarino no mar catarinense se deu depois de dois anos de pesquisas em arquivos brasileiros, americanos e alemães, dentro de um projeto conjunto do Instituto Kat Schurmann e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A fase de prospecção oceanográfica foi iniciada no último dia 9 de julho pelo veleiro Aysso, comandado por Vilfredo Schürmann, com a localização do objetivo no dia 14, por volta das 22 horas.

A Família Schürmann ficou famosa pelas suas navegações ao redor do mundo a bordo de veleiros e desde então se dedica a vários projetos, inclusive educacionais. A idéia de buscar o submarino perdido veio de uma conversa de Vilfredo Schürmann durante uma velejada no ano de 2002, quando soube da história do U-513 e toda a  investigação está sendo registrada para um futuro documentário.

Trabalhos de prospeção marítima no Veleiro Aysso. No destaque o Comandante Vilfredo Schürmann.
Fonte: Revista Época
Um esquema bastante interessante sobre o U-513 e as prospecções feitas pelo Aysso foi preparado pelo Jornal Zero Hora de pode ser visto AQUI.
"O Último Mergulho", Ed. Record

Literatura e cinema - Há alguns anos li um livro muito interessante chamado "O Último Mergulho", de Bernie Chowdhury (Ed. Record, ISBN: 85-01-06006-2), sobre uma história real que trata dos esforços e aventuras de um grupo de mergulhadores de profundidade na exploração de um U-Boat espião na costa dos Estados Unidos.

Já para quem gosta de cinema a melhor dica possível é "O Barco - Inferno no Mar" (Das Boot), de Wolfgang Petersen, filme antibelicista de 1981 considerado até hoje a mais perfeita recriação da luta submarina durante a II Guerra Mundial e disponível em DVD.

U-Boats - Uma grande rede de informações e imagens sobre os U-Boats também está disponível em sites especializados na internet como o UBoat.Net e o UBoat.Archive e cada nova descoberta de um embarcação perdida é imensamente comemorada.

Alguns submarinos alemães da II Guerra Mundial que sobreviveram ao tempo ou que foram recuperados do mar estão hoje abertos à visitação pública e atraem grande fluxo de visitantes, assim como o U-995, em Laboe, Alemanha, o U-534, em Birkenhead, Inglaterra, ou o U-505, em Chicago, EUA.

U-995 em Laboe, Alemanha. Fonte: Wikipedia
 
U-535 em Birkenhead, Inglaterra. Fonte: Geograph

U-505, no Museum of Science and Industry, Chicago, EUA.
Fonte: Wikipedia


Da mesma época também está aberta à visitação a embarcação-museu USS Pampanito, submarino americano lançado em 1943 que participou da II Guerra Mundial e está hoje atracado no Pier 45, em San Francisco. Já tive a oportunidade de visitá-lo e a sua conservação é absolutamente impecável.


USS Pampanito, hoje atracado no Pier 45 - Fisherman´s Wharf, San Francisco/EUA
Fonte: Wikipedia

Quem sabe o Brasil não poderá ter um dia o seu próprio parque temático em Santa Catarina?

A Familia Schümann já anunciou que o resgate do U-513 do fundo do mar seria inviável financeiramente devido ao seu peso, superior a 700 toneladas, mas que já há a intenção de construir uma réplica da embarcação.

Documentário - O próximo passo é o início da fase de exploração submarina do U-513, a partir da qual muitas notícias interessantes vão surgir com a utilização de mergulhadores e um robô.

Parte do material poderá ser usado para um quadro no programa “Fantástico”, da TV Globo e para uma série no Discovery Chanel, além de um documentário específico produzido pelos Schürmann e cujo trailer vocês pode conferir abaixo.




Agora é esperar para ver! 

____

Nota do Editor em 14/10/2020. Ao que consta até a presente data o documentário não foi produzido devido à proibição por parte da Marinha do Brasil de mergulhos até o U-513, conforme informações constante no Canal da Família Schürmann no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=-5IOycQN_ME).

Nota do Editor em 10/12/2021. Lançado livro de Vilfredo Schürmann relatando a expedição de busca ao U-513. Vide link abaixo.
____


POSTAGENS RELACIONADAS NESTE BLOG:

Náutica: Vilfredo Schürmann lança livro sobre submarino encontrado em Santa Catarina


PARA SABER MAIS:
 
- Submarino alemão próximo a São Francisco do Sul - 24/03/2006
- História de Iguape - Navio "Tutoia" é torpedeado pelo U-513 - 27/12/2008
- The Battle of Bell Island - 11/07/2009
- Navio "Tutóia" é torpedeado pelo Revista Época - 11/09/2009
- Naufrágio do U-513 é filmado em Barra Velha - 26/04/2010
- Diário Catarinense - 03/07/2011
- Família Schürmann encontra submarino alemão U-513 nesta quinta depois de dois anos de buscas - Jornal Zero Hora - 14/07/2011
- Família Schürmann e pesquisadores da Univali encontram submarino nazista U513 - Revista Época - 15/07/2011
- Família Schürmann
- Navios brasileiros afundados na Segunda Guerra Mundial
- U-Boat - Wikipedia
- UBoat Net
- UBoat Archive
- UBoatwaffe
- U-513 / Capitão Guggemberger / Tutoia
- U-513 - O Lobo Solitário - Documentário da Família Schürmann em produção

7 comentários:

  1. João muito legal teu blog, me tornei um seguidor e fui obrigado a piratear essa materia sobre u-boat para o meu blog. Espero que não te importes, mas qualquer problema me da um toque que eu corrijo.Da uma passada por la e ve o que eu fiz,www.papodevelejador.blogspot.com.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, citando a fonte, use e abuse do Terra Australis. É para isso que as informações estão aí! Abraço!

      Excluir
  2. Outro filme bem bacana sobre os U-Boats é o "U-571 A Batalha do Atlântico", de 2000.

    ResponderExcluir
  3. Caro João,

    Parabéns pelo belo trabalho. Estou compartilhando sua matéria e seu blog no meu facebook (NÁUTICA MINAS)

    Parabéns!!!

    Antonio Carlos M Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Carlos, muito obrigado! Deu um bom trabalho fazer toda a pesquisa mas creio que o resultado agradou. Grande abraço!

      Excluir
  4. Engraçado que antes da entrada do Brasil pró aliados, não há registro de atividade hostil dos alemães contra navios Brasileiros , até porqoe Vargas era mais alinhado com as idéias alemãs,porém a história é sempre contada pelo vencedores,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a pergunta fica no ar. Por qual motivo a Alemanha teria interesse em angariar reforços para os seus inimigos afundando embarcações de países ainda não alinhados?

      Excluir