sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Montanhismo: Monte Everest já tem internet 3G

Everest: Foto: Aventuras Patagónicas Moutain Guides

Hillary no Everest, 1953
Pois é, enquanto Edmund Hillary e Tenzing Norgay conquistaram o Everest em 1953 com equipamentos que hoje nos parecem da Idade da Pedra e a internet era algo ainda inconcebível, a grande notícia para aqueles que partem para o ponto mais alto da Terra é que agora já podem contar com rede 3G, com acesso a web e chamadas de vídeo e voz.

No tempo de Hillary e Norgay os escaladores ficavam isolados das suas expedições de apoio pois não existiam rádios portáteis com tamanho e peso suficientes para fazerem parte dos equipamentos individuais. Os montanhistas eram acompanhados por binóculos e lunetas e as notícias eram enviadas por mensageiros até o telégrafo mais próximo, há dias de caminhada desde o campo-base.

A companhia nepalesa Ncell, subsidiária da sueca TeliaSonera instalou oito bases de transmissão 3G na região do Everest, sendo a mais alta junto ao campo-base a 5.200 metros de altitude. Isto veio facilitar tremendamente a vida dos trekkers e escaladores que não mais dependem telefones satelitais e com um celular ou notebook comum podem contatar seus países e postar notícias diretamente nos seus blogs, redes sociais ou distribuí-las à imprensa e patrocinadores.

Isto tudo para não se falar nas comunicações entre os próprios escaladores que poderão utilizar seus celulares para contarem também com os seus parceiros de expedição e o campo-base, uma vez que a rede 3G também está disponível no cume do Everest, a 8.848 m acima do nível do mar e que já foi um dos mais isolados locais do planeta...

Estação de telefonia celular 3G junto ao campo-base do Everest - 5.200 m
Foto: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário