segunda-feira, outubro 25, 2010

Fotografia: Veolia Environnement Wildlife Photographer of the Year 2010

"A Marvel of Ants".  Bence Máté, Hungria
BENCE MÁTÉ, fotógrafo húngaro, foi o grande vencedor do Veolia Environnement Wildlife Photographer of the Year 2010, um dos mais importantes prêmios mundiais de fotografia de natureza, incentivado pelo Natural History Museum da Inglaterra.

Esta incrível e criativa imagem de formigas trabalhando foi captada na Costa Rica, à noite, com o uso de um flash no contra-luz, ressaltando somente as silhuetas dos insetos.

Este concurso já está na sua 46º edição anual e somente ter uma inscrição aceita já é uma realização que muitos fotógrafos do mundo inteiro gostariam de ter. A cada ano milhares de candidatos tenta classificar suas imagens dentre aquelas que concorrerão à premiação de melhor fotógrafo de vida animal do ano e o julgamento se dá a cada outubro no Natural History Museum, em Londres.

Como curiosidade, a imagem subaquática captada pelo fotógrafo brasileiro  MARCELO KRAUSE de um jacaré no Patanal foi também uma das finalistas com menção especial na edição 2010 do famoso prêmio.

"Jacaré no Patanal". Marcelo Krause, Brasil
Ainda sobre o fotógrafo vencedor, Bence Maté, é especialista em fotografia de aves e por meio da empresa Hidephotography está montando uma rede mundial de postos de observação de aves. Construídos com vidros espelhados, ele os instala muito próximos aos animais até que eles se acostumem com o novo elemento do cenário. A partir daí os fotógrafos e observadores ficam confortavelmente escondidos sem que sejam notados pela vida selvagem.

Já existem estruturas montadas na Hungria e na Costa Rica e Brasil e África também estão nos planos.

Todas as imagens: Hidephotography
 Outras imagens incríveis e uma entrevista deste fotógrafo podem ser vistas aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário