quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Viagem: As Aventuras de Egon no Irã - 7. No caravanserai Zein-o-Din

"7. Egon no caravanserai Zein-o-Din

Há mais de 2000 anos a Rota da Seda ligava a capital chinesa da época Chang-An (hoje Xian) à Constantinopla (hoje Istambul, na Turquia). Não era uma estrada única de 8000 km, mas uma complexa e mutante rede de trilhas de caravanas de camelos ou cavalos, e que atravessavam as maiores cordilheiras de montanhas e os mais difíceis desertos da terra. Era a maior zona de comercio do mundo conhecido, até a navegação do século XV obscurecer sua importância.

Pois a cada ± 30-40km era erguido um caravanserai – uma espécie de hotel e entreposto comercial para as caravanas dos mercadores. Vim parar em Zein-o-Din, um bem preservado caravanserai da rede de 999 que o Shah Abbas mandou construir na Pérsia antiga (afinal “mil” é uma palavra muito pequena – não impressiona tanto quanto “novecentos e noventa e nove”...) – localiza-se, aproximadamente, no centro geográfico do Irã atual.

Visualmente ele se assemelha com um castelo de uns 80m de diâmetro, com as paredes externas com quase 10m de altura e apenas um portão de acesso. Um pequeno forte no meio do nada!!! O imenso deserto e as montanhas em sua volta tornavam aquela fortaleza apenas um pontinho isolado – uma imagem e tanto.

Com o cair da noite, a musica persa e a fraca iluminação no vão central tornava a atmosfera local meio mágica. As grandes cortinas dependuradas, talvez com mais de 300 anos, criavam um aconchego onde os mercadores conversavam sobre as ideias que pela Rota da Seda se espalhavam – e, talvez, sobre os perigos que os próximos trechos lhes reservavam....

Para descanso, a cada mercador era oferecido um vao de 2x3m entre as paredes – onde deitei quase que escutando os grunhidos dos impacientes camelos lá fora... E, neste ambiente encantado e cheio de histórias, embalei meu sono merecidamente reparador...

Abc,

Egon

PS.: Acordei aos sobressaltos na madrugada, com fortes ruídos de um ataque de bandidos ao caravanserai: mas eram apenas o ronco dos outros “mercadores”..."

* - * - * - * - *

(*) EGON FILTER é fotógrafo e correspondente exclusivo do Terra Australis. Tem suas imagens disponibilizados no site Images do Share.

Nenhum comentário:

Postar um comentário