sexta-feira, outubro 15, 2010

Viagem: As Aventuras de Egon no Irã - 1. Na antiga Pérsia

Conforme minha última postagem, segue hoje o primeiro boletim do fotógrafo e correspondente exclusivo do Terra Australis, Egon Filter (*), desde o Irã.


* - * - * - * - *

"1. Egon na antiga Pérsia
Sob bekheeyr (olá, em farsi).

Chegamos na antiga Pérsia no sexto mês do ano de 1389 de acordo com o calendário solar persa – que vem do sistema zoroastro de contagem de tempo (o ano tem 365 dias). Aqui também se usa o calendário lunar muçulmano – estamos então no ano 1431.

Desde a islamização desta região em 637 DC todas as mulheres usam o chador – pretinho básico, espécie de manto que deixa apenas os pés, mãos e rosto de fora (apesar de que as moças mais modernas já usam paninhos mais coloridos na cabeça). Existe policiamento religioso nas ruas e se a mulher está com mechas de cabelo para fora (vulgo pega-rapaz), excesso de maquiagem ou roupas “justas” que marquem o contorno do corpo vão para o camburão – um micro-ônibus com vidros pintados de preto, e são levadas à delegacia.

Bem, os homens até podem ficar com braços aaà mostra, mas não as pernas e os ombros. Eles podem andar de mãos dadas (estritamente proibido entre homens e mulheres) e dão 3 beijinhos entre eles. Mas são machões – afinal o presidente já declarou ao mundo que nao tem bixa aqui (que dá pena de morte).

Enfim, bem-vindos ao Irã – vamos ver o que nos espera...
Abc,

Egon

PS.: Espero não ser confundido com nenhum ser saltitante... hehehe"


* - * - * - * - *
 
(*) EGON FILTER é fotógrafo e correspondente exclusivo do Terra Australis. Tem suas imagens disponibilizados no site Images do Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário